A oficina foi pensada a partir do interesse de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas na preparação de candidaturas à Programas de Pós-Graduação (scricto sensu) em Direito do País.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoverá a oficina “Elaboração de Projeto de Pesquisa”, na modalidade online, sendo, 10 horas/aula de aulas síncronas nos dias 17, 19, 21, 25 e 27 de julho de 2023, 10 horas/aula de atividades assíncronas com correções e feedbacks e 10 h/a de orientações individuais síncronas, totalizando uma carga horária de 30h/aula. A oficina terá vagas limitadas, voltadas para magistrados e servidores do TJAM, em especial aos que estão se preparando para mestrado e doutorado.
Desenvolver ou aprimorar a habilidade de elaboração de projeto de pesquisa com foco na pesquisa jurídica é o objetivo central da oficina, assim como dirimir dúvidas referentes ao processo de estruturação e organização de um projeto de pesquisa, trabalhando cada elemento do projeto separadamente, consultar e debater sobre trabalhos de pesquisa realizados na esfera acadêmica jurídica, refletindo sobre essas produções e estabelecendo com elas um diálogo que auxilie na formulação de uma proposta de pesquisa além de aparelhar os alunos na normalização técnica exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ao projeto de pesquisa.
A oficina “Elaboração de Projeto de Pesquisa” será ministrada pela professora doutora Linara Oeiras Assunção, doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira da Universidade Federal do Amapá (PPGEG/UNIFAP) e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/UNIFAP) e da Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amapá (CDH/UNIFAP).
Para Oeiras, a oficina “Elaboração de Projeto de Pesquisa” foi pensada a partir do interesse de magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Amazonas na preparação de candidaturas à Programas de Pós-Graduação (scricto sensu) em Direito do país. Assim, a ideia é auxiliar a desenvolver as habilidades necessárias para a elaboração de projetos de pesquisa que contemplem, sempre possível, aspectos de suas práticas profissionais, orientando na submissão junto às universidades de suas escolhas”.
“Deixo o convite para participação no curso, destacando que será desenvolvido por meio de encontros virtuais síncronos e por meio de atividades assíncronas que serão corrigidas e os participantes receberão feedbacks. A qualificação de magistrados e servidores em cursos de mestrado e doutorado têm crescido no país e com certeza se tornado um diferencial dentro das carreiras, a exemplo das pesquisas judiciárias que vêm sendo fomentadas pelo Conselho Nacional de Justiça”, finalizou Oeiras.
A inscrição deverá ser efetuada no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pelo site: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.
Ramiro Neto – Núcleo de Divulgação da Esmam
Arte: Claudio Gaia
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660