Juíza Larissa Padilha Roriz Penna reuniu-se com representantes da Prefeitura do Município para alinhar a inauguração do Escritório Social, equipamento público destinado a oferecer acolhimento a egressos do sistema prisional e seus familiares em apoio à retomada do convívio em liberdade civil.
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça do Amazonas (GMF/TJAM) realizou na terça-feira (23/05) uma reunião com representantes da Prefeitura de Maués (distante 356 quilômetros de Manaus), para alinhamento da inauguração do Escritório Social daquele município.
O Grupo foi chefiado pela juíza de direito Larissa Padilha Roriz Penna, auxiliada pelos servidores Daniel Kleber Santos de Freitas e Felipe Batista das Chagas.
Os Escritórios Sociais são equipamentos públicos impulsionados pelo CNJ desde 2016 que apostam na articulação entre Judiciário e Executivo para oferecer serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.
Unidade prisional
Além de se reunir com os representantes da Prefeitura local, a juíza Larissa Penna também inspecionou a unidade prisional e as futuras instalações do presídio local, que já está em construção. “Nossa visita foi basicamente para tratar da instalação do Escritório Social e aproveitamos para inspecionar o presídio atual e conhecer as obras do futuro presídio, para verificar quando a unidade será inaugurada. O Escritório Social deve ser inaugurado no início do mês de julho”, explicou Larissa Penna.
O GMF/TJAM tem a desembargadora Luiza Cristina Marques como supervisora, a juíza Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, coordenadora, e o juiz da área de Execução Penal, Glen Hudson Paulain Machado, como membro. O GMF tem um cronograma para visita e inspeção nas Unidades prisionais da capital e interior. As visitas têm como objetivo melhorar cada vez mais o funcionamento das unidades prisionais do Estado do Amazonas. Durante a inspeção os integrantes do GMF conversam com os profissionais que se dedicam ao atendimento da população carcerária, verificando o funcionamento completo do presídio e ouvindo pedidos dos custodiados.
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra a juíza Larissa Padilha Roriz Penna (de blazer na tonalidade verde-limão) durante a reunião com os representantes da Prefeitura de Maués. O juiz Paulo José Benevides (sentado do outro lado da mesa, de frente para a juíza Larissa), titular da 2.ª Vara de Maués, também participou da reunião.
Carlos de Souza
Fotos: Acervo do GMF/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660