Localizado na Av. Constantino Nery, em Manaus, o Arquivo Central do Poder Judiciário Estadual está apto para, quando requisitado, receber visitas técnicas de pesquisadores, graduandos e demais interessados.
Alunos do sexto período do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) visitaram na manhã desta sexta-feira (17/02) as instalações do Arquivo Central do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A visita fez parte das atividades da disciplina “Metodologia da Pesquisa Histórica I”, cursada pelos graduandos e ministrada pelo professor Doutor César Augusto Queirós, que acompanhou os graduandos.
Os 14 alunos foram recepcionados pelo gerente do Arquivo Central, Manoel Pedro de Souza Neto, e também pelo Mestre em História e servidor do TJAM, Juarez Clementino da Silva Júnior.
Pedro Neto e Juarez Clementino fizeram, na ocasião, uma apresentação do acervo do Arquivo Central e também um resumo da história dos 131 anos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O professor do curso de História da Ufam, César Augusto Queirós, disse que ao longo da disciplina se busca visitar uma série de espaços que preservam o patrimônio e a documentação para que os graduandos possam ter uma visão abrangente do que é possível trabalhar e pesquisar sobre a História do Amazonas.
“Anteriormente, visitamos a biblioteca pública para verificar os acervos de jornais, e hoje visitamos o arquivo do Tribunal para verificar a documentação referente à Justiça. Essa visita ao Tribunal permite que os graduandos possam explorar a possibilidade de pesquisa sobre essa enorme variedade de processos que são abrigados no local. É fundamental essa acolhida que o TJAM sempre dá para nossos alunos e, da mesma forma, aos pesquisadores. A documentação presente neste Arquivo Central do Poder Judiciário possui valor histórico e é fundamental para que possamos buscar conhecer e compreender melhor a História do Amazonas”, disse o professor.
A graduanda Yasmin Camarão, 20 anos, destacou que visitas aos Arquivos, em geral, servem como aprendizado e como orientação. “Acredito que visitas como a realizada hoje, são de suma importância para nós, graduandos, pois estes locais abrigam documentos históricos, cuja pesquisa, nos influencia a não só seguir pelo senso comum”, destacou a aluna.
Interação
Manoel Pedro de Souza Neto destacou que o TJAM tem um vasto material, de grande utilidade para alunos que estão em fase final da graduação poderem pesquisar e utilizar, por exemplo, na elaboração de trabalho de conclusão de curso. “Que a gente consiga fazer disso uma constância, pois o Arquivo do Poder Judiciário está aberto para todos e disponível para a pesquisa que eventualmente os alunos possam realizar”, destacou Pedro Neto.
Mestre em História e servidor do TJAM, Juarez Clementino da Silva Júnior, destacou a importância do Arquivo Central para pesquisas de alunos do curso de História da Ufam ou de outra instituição. “Esta visita é importante, porque aproxima os alunos, do Poder Judiciário, e eles podem ter uma ideia prática de como funciona um arquivo. A visita também desmistifica a ideia de que arquivos são inacessíveis. Muitos dos estudantes poderão trabalhar em um arquivo futuramente e, daqui, já saem com uma ideia de como funciona”, destacou Juarez.
Histórico
Em 2007 o Tribunal de Justiça do Amazonas criou um grupo de trabalho para dar atenção ao Arquivo e, por meio da Resolução n.º 50/2008, instituiu a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, atualmente presidida pelo desembargador Délcio Luís Santos.
Anteriormente ao local onde está situado, na Avenida Constantino Nery (São Geraldo), o Arquivo Central do TJAM funcionava, até o ano de 2011, no subsolo do Fórum Ministro Henoch da Silva Reis.
Em 2015 o novo espaço do Arquivo foi reformado e passou a ser designado “Arquivo Central Júlia Mourão de Brito” e, além de cuidar do aspecto de memória institucional, passou a ser consultado por parceiros para pesquisa acadêmica.
Em 2021 foi iniciada uma nova obra, para ampliação e reforma, dando maior capacidade, segurança e condições de trabalho aos servidores, estagiários e pesquisadores.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o gerente do Arquivo Central, Manoel Pedro de Souza Neto, (utilizando camisa branca e blazer azul-marinho) ao lado do Mestre em História e servidor do TJAM, Juarez Clementino da Silva Júnior (utilizando camisa branca com detalhes coloridos na extremidade inferior e utilizando uma boina de cor branca) recepcionam e conversam com graduados da Universidade Federal do Amazonas. Na imagem, aparecem quatro graduandos. A foto foi registrada no ambiente do Arquivo Central do TJAM e nesta imagens é possível visualizar: inúmeras caixas de arquivo, nas cores azul e amarelo e prateleiras com livros e documentos.
Texto: Carlos de Souza.
Fotos: Marcus Phillipe.
Revisão Gramatical: Joyce Tino.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660.