Evento deve reunir historiadores que usam documentação judicial para pesquisas na área de história.
O Tribunal de Justiça do Amazonas e o Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas, realizarão de 13 a 16 de junho deste ano a “I Mostra de Pesquisa sobre História e Justiça”.
O evento será realizado no Centro Memorial e Cultural do Judiciário Amazonense, antigo Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, e deve reunir historiadores que usam documentação judicial para pesquisas na área de história.
Podem ser inscritos na mostra trabalhos de pesquisadores que utilizam a documentação proveniente de fontes judiciárias, de quaisquer órgãos do Poder Judiciário. Para a inscrição, é preciso preencher um formulário (link abaixo), no período de 01 a 19/05. Os textos apresentados durante o evento serão reunidos e publicados em livro.
Pesquisas no TJAM
Segundo o analista judiciário do TJAM Juarez Clementino da Silva Júnior, que também integra a Comissão da Gestão da Memória do Tribunal, o processo normal de pesquisa no acervo do Judiciário Estadual começa com um pedido via formulário (link abaixo), que é analisado para verificar se há potencialidade de o acervo atender o solicitante e objetivo da pesquisa, pois às vezes ocorre de o pesquisador buscar algo que ainda está nas comarcas do interior ou em outros órgãos.
O servidor indica que a maior parte dos pesquisadores é de curso em nível de pós-graduação e da área de História, mas orienta que o acervo pode ajudar pesquisas de outras disciplinas das ciências sociais. “É o que estamos buscando, estimular por exemplo, também o pessoal do Direito e igualmente ampliar as pesquisas de PIBIC e TCC”, diz Juarez Clementino.
Ele explica que no acervo do TJAM, a pesquisa é de forma física, embora se tenha disponível na internet catálogo que pode ajudar a vislumbrar o que se busca antes mesmo de o interessado iniciar a pesquisa em si, com relação a material do século XIX.
“O mais recente ainda está sendo registrado paulatinamente no SISGED (Sistema de Gestão Documental) e futuramente estará também disponível para consulta catalográfica; a digitalização já é uma etapa mais distante, os scanners especiais ainda estão sendo adquiridos. Por enquanto só temos digitalizado e disponíveis online os quatro processos com que ganhamos o prêmio Memórias do Mundo da Unesco”, conta o servidor.
Desde a implantação do formulário de pesquisa em junho de 2022 o TJAM recebeu mais de 30 solicitações de pesquisa, a maioria atendida, boa parte concluída e em torno de dez em andamento ou a iniciar.
“Com o lançamento da mostra, além de compilações de trabalhos já concluídos, deveremos ter mais algumas solicitações específicas para produção de artigos. Além de novas solicitações pela visibilidade que o arquivo vem alcançando com as iniciativas do programa portas abertas da Esmam (Escola Superior da Magistratura do Amazonas), das premiações de memória e a mostra de junho”, acrescenta.
Formulário de pedido de pesquisa no TJAM
Formulário de inscrição na Mostra
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHeHpA4nh9r5NtOSpUy4kaMzr1O4lv3s9cJ97yd7Iso4CqXQ/viewform
Patrícia Ruon Stachon
Foto: William Rezende – 06/12/2017
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660