O evento é online e acontece no dia 10 de novembro, com palestras e debates entre os participantes.
Visando à promoção de um diálogo entre profissionais de diferentes instituições que atuam em campos relacionados à violência obstétrica, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) promoverá o segundo encontro do projeto “Entre Pares” com o tema: “Judicialização da saúde em casos de Violência obstétrica”.
O evento será online e vai acontecer no dia 10 de novembro (sexta-feira), de 9h às 12h (horário de Manaus). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio da Secretaria virtual da EJUD ou clicando aqui (https://escola.tjam.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/listar.xhtml).
Podem participar da capacitação: magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários do TJAM, bem como das outras instituições do Sistema de Justiça do Amazonas e demais pessoas interessadas no assunto.
O curso objetiva mostrar aos participantes o cenário da violência obstétrica no Brasil, debater a judicialização dos casos e a jurisprudência nacional, bem como apresentar o projeto Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica do Amazonas, premiado pelo Fórum Nacional de Segurança Pública.
Entre os temas abordados para debate estão: “Disparidades raciais: uma análise da violência obstétrica em mulheres negras”; “Violência obstétrica no Amazonas” e “Prêmio República 2016: Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica”.
As palestras serão ministradas pela educadora perinatal, doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Kelly Diogo de Lima; a advogada, diretora jurídica do Núcleo de Advocacia Popular e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas, Alessandrine Silva; as defensoras públicas pelo Estado do Amazonas e coordenadoras do Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica, Caroline Souza e Suelen Paes.
Programação:
9h: Abertura;
09:10h: “Disparidades raciais: uma análise da violência obstétrica em mulheres negras”- Kelly Diogo de Lima
09:40h: “Violência obstétrica no Amazonas: panorâma das demandas ao Sistema de Justiça” – Alessandrine Silva;
10:40h: “Prêmio República 2016 – Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica” – Suelen Paes e Caroline Souza;
11:10h: Debate e encerramento.
#ParaTodosVerem: Card de divulgação do evento com fundo de uma fotografia de duas mulheres conversando esmaecidas em tons de cinza bem claro. No topo, centralizado está o logotipo do projeto em tons de verde, seguido do título do curso escreto com letras maiúsculas. Na metade inferior estão as fotos das palestrantes em círculos com contorno verde e os logotipos do TJAM e da EJUD.
Texto: Nicolle Brito | EJUD
Arte: Iully Gomes | EJUD
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660