Um Termo de Cooperação entre Estado (proprietário do imóvel onde funciona a unidade policial) e a Prefeitura viabilizará a construção de um muro no entorno da delegacia, que também funciona como presídio.
A Prefeitura do Município de Ipixuna (distante 1380 quilômetros de Manaus) enviou ofício ao juiz de direito titular da Comarca, Danny Rodrigues Moraes, comunicando que a partir da primeira quinzena no próximo mês de agosto deverá iniciar a construção do muro do terreno onde funciona a 67.ª Delegacia Interativa de Polícia de Ipixuna, no interior do Amazonas, que também é utilizada como presídio.
Por se tratar de imóvel de propriedade do Governo Estadual, no ofício enviado ao Juízo da Comarca, a Prefeitura informa que comunicou à Polícia Civil para providências no sentido de celebrar o Termo de Cooperação para realização da obra, o que ficou definido em reunião institucional realizada na última terça-feira (18/07), com a participação do secretário de governo Armando Correia Oliveira Filho, do vice-prefeito Rodrigo Monteiro Saraiva e da prefeita Maria do Socorro de Paula Oliveira.
De acordo com o juiz Danny Moraes, a delegacia, que serve como presídio, está vulnerável, inclusive, à entrada de entorpecentes, havendo inclusive imagens dessa ocorrência, motivo pelo qual o Juízo oficiou aos órgãos competentes para providenciarem a construção do muro.
“Assim que tomamos ciência da situação oficializamos a Corregedoria-Geral de Justiça, a Secretaria de Seguranças Pública e entramos em contato com o Ministério Público, que inclusive ajuizou uma ação contra o Estado”, disse o juiz Danny Rodrigues Moraes.
A construção do muro é uma recomendação antiga do Judiciário no sentido de proporcionar mais segurança e evitar, por exemplo, fugas de detentos bem como dar segurança aos servidores que nela trabalham no local, acrescentou o juiz Danny.
Carlos de Souza
Foto: Acervo da Comarca / 18/07/23
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected],
(92) 2129-6771 / 993160660