A entrega foi feita pela Desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, durante a sua participação, como palestrante, em evento na tradicional instituição de ensino italiana.
A obra “O Poder Judiciário na História do Amazonas” passou a fazer parte do acervo da Università di Bologna, na Itália, considerada uma das mais antigas do mundo. Um exemplar do livro foi entregue à vice-reitora de Relações Institucionais da universidade europeia, Raffaella Campaner, pela desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, durante sua participação, como palestrante, em curso de extensão sobre Direito e Cidadania, realizado na cidade italiana na última semana de junho e promovido em parceria pelo Centro Universitário Fametro e pela Faculdade Santa Teresa, ambas de Manaus, e pela Universidade Alma Mater, de Bologna.
A magistrada do TJAM participou da programação na parte de “Conferências e Painéis dos Discentes”, e palestrou sobre o tema “Brasil e Itália: uma análise do Sistema do Tribunal do Júri entre os dois países”. A mesa da programação foi presidida pela reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, e contou com a participação de outros amazonenses: o promotor de Justiça André Seffair, do Ministério Público do Amazonas, que falou sobre “Efeitos das políticas de segurança pública sobre jurisdição criminal: crise entre o pragmatismo e a dogmática; e a mestranda em Segurança Pública, pela Universidade do Estado do Amazonas, Ana Lúcia Cardoso, que palestrou sobre “Teoria do Indigenato versus marco temporal – uma breve análise”.
Também receberam um exemplar da obra que registra a história do Poder Judiciário do Amazonas, os professores Adriano di Pietro, Catedrático de Direito Financeiro; Luca Mezetti, Catedrático de Direito Constitucional, Emanuela Fronza, professora associada de Direito Penal Internacional; Giovanni Luchetti e Gianni Santucci, ambos Catedráticos de Instituição de Direito Romano.
Memória
“O Poder Judiciário na História do Amazonas” compõe o conjunto de iniciativas do Tribunal de Justiça do Amazonas para a preservação da memória da instituição. Resultado do trabalho de pesquisa da jornalista e escritora Etelvina Garcia, com o apoio da equipe de Comunicação Social do TJAM, o livro ganhou, em 2020, sua 3.ª edição, revisada e atualizada.
Fotos: Acervo pessoal
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660