Cerimônia de posse ocorreu na tarde de sexta-feira, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes,
As juízas Lúcia Maria Corrêa Viana e Lídia Abreu Carvalho tomaram posse, na sexta-feira (10/03), respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ/AM, para o triênio 2023/2026. A Sessão Solene de Posse ocorreu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Aleixo. A presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, também empossada como membro do Conselho Deliberativo da entidade no Estado, participou da solenidade.
Também integram a nova gestão: a desembargadora Onilza Abreu Gerth e as juízas Etelvina Lobo Braga e Andrea Jane Silva de Medeiros, todas no Conselho Fiscal; a juíza aposentada Denilza Maria Bezerra Pessoa (tesoureira); a defensora pública Maria Fátima Loureiro (conselheira deliberativa suplente); e as advogadas Laura Maria Santiago Lucas (secretária-geral), Nádia Almeida Lima (secretária-adjunta), Angela Maria Gonçalves Segadilha (tesoureira-adjunta), Sulamita Augusta da Silva (conselheira fiscal suplente), Ieda Marques Pereira (conselheira fiscal suplente) e Sônia D’Arc Oliveira Barros de Carvalho (conselheira fiscal suplente).
Em seu discurso, a nova presidente da ABMCJ no Amazonas, juíza Lúcia Viana, pontuou as ações e metas para o exercício da entidade nos próximos três anos, em prol da representatividade feminina e de uma sociedade igualitária.
“Essa missão nos obriga a acertar, porque quis Deus que eu tivesse sempre muito próximo a mim grandes presidentes, com os quais aprendi muito, não apenas ensinamentos jurídicos, mas também de vida, e é com essa vontade de acertar que esta gestão inicia seu mandato, ao lado de mulheres fortes, com as quais buscaremos não só à proteção e defesa das mulheres de carreira jurídica, mas também trabalharemos em prol do fortalecimento, da proteção e da defesa das mulheres de todas as carreiras. Parabéns às nossas antepassadas e a nós mesmas! Temos o direito de celebrar cada conquista”, afirmou Lúcia Viana.
Integrando a mesa de honra da solenidade, a ex-presidente da ABMCJ/AM, Maria Creuza Seixas, reverenciou o legado deixado pelas ex-presidentes da entidade, enaltecendo a dedicação e o trabalho realizado nos 35 anos de criação da instituição.
“Reverencio a todas que me antecederam, Osmarina, Iracema Pedrosa, Helena Galvão, Maria Campos, Maria Gláucia Barbosa, e a desembargadora Liana Mendonça. O exemplo deixado por elas nos incentivou a continuar caminhando e partilhando ideais. Procurei continuar neste legado tudo que me foi ensinado e neste momento faço uso da palavra como ex-presidente desta entidade, despedindo-me da diretoria que me acompanhou nesses três últimos anos, e desejando os mais sinceros votos de sucesso à nossa nova presidente, que por certo fará crescer mais e mais esta instituição, conte comigo se precisar”, disse Maria Creuza.
Além do Conselho Deliberativo, compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), desembargador Jorge Lins; a desembargadora aposentada Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região, Francisca Rita Alencar Albuquerque; o desembargador do TJAM, Delcio Luís Santos; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça; a secretária de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), Inês Carolina Simonetti; a reitora da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Maria do Carmo Seffair.
Fundação
Fundada em 1985, a ABMCJ é uma organização não-governamental de juristas com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do Empoderamento das Mulheres de Carreira Jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher.
Jéssica Rebello
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]