O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, representou o Judiciário amazonense na solenidade de posse.
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (1.º/12), no Teatro Amazonas, a conselheira Yara Lins tomou posse como presidente do Tribunal de Contas Estado do Amazonas (TCE/AM), assumindo a responsabilidade de liderar a instituição, pela segunda vez, para o biênio 2024/2025. O evento contou com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e diversos magistrados do Poder Judiciário.
Além de Yara Lins, a cerimônia também marcou a posse dos demais integrantes do corpo diretivo da Corte de Contas: os conselheiros Fabian Barbosa, na Vice-Presidência da Casa; Josué Cláudio Neto assumiu o cargo de corregedor-geral do TCE-AM; Mario de Mello assumiu a Ouvidoria da Corte de Contas; e Júlio Pinheiro assumiu a Escola de Contas Públicas.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, enfatizou a relevância da ascensão da conselheira Yara Lins ao cargo de presidente – única mulher do colegiado e funcionária de carreira do TCE há 48 anos, a conselheira retorna ao comando da Corte de Contas após ter presidido a Casa há quatro anos. Jomar ressaltou o papel crucial que as mulheres desempenham em posições de liderança. “Valoriza o trabalho das mulheres na liderança de uma instituição tão importante para o Estado. A posse da conselheira Yara Lins representa não apenas competência e sua capacidade técnica, mas também a promoção da igualdade de gênero”, declarou o desembargador.
O evento foi também uma oportunidade para o corregedor expressar, em nome do TJAM, os votos de sucesso aos novos gestores da Corte de Contas. “É uma grande satisfação que o Poder Judiciário amazonense acompanha nesta sexta a posse da nova gestão do Tribunal de Contas, com a conselheira Yara Lins à frente. Parabenizamos os novos dirigentes e certamente, com o apoio e o auxílio dos demais conselheiros, será uma gestão pautada pela eficiência, transparência e comprometimento com os princípios que regem o Tribunal de Contas do Estado. Desejamos sucesso a todos”, comentou Jomar Fernandes.
Várias autoridades estavam presentes na cerimônia de posse, dentre elas o presidente e a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), desembargadores Jorge Lins e Carla Reis, respectivamente; os diretores das Escolas do Judiciário estadual, desembargadores Flávio Pascarelli, da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), e Cezar Bandiera, da Escola Judicial do TJAM; a coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo; o presidente do Sistema Permanente de Mediação e Conciliação da Corte (Sispemec/TJAM), desembargador Délcio Santos; a coordenadora das Varas de Família do Judiciário estadual, desembargadora Socorro Guedes; a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, desembargadora Onilza Gerth; o coordenador dos Juizados Cíveis e Criminais do Judiciário, desembargador Hamilton Saraiva; e também os desembargadores Yedo e Elci Simões e Mirza Telma Cunha, além de vários juízes da Corte estadual de Justiça.
Trajetória
Conforme o portal do TCE/AM, a nova conselheira-presidente é formada em Direito e em Ciências Contábeis. No ano que vem, Yara Lins completará 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas. Tendo ingressado como taquígrafa em 1975, por meio de concurso público, a atual presidente passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o corregedor-geral, desembargador Jomar Fernandes, sentado à mesa de autoridades formada para a cerimônia (ele é o segundo da direita para a esquerda, na imagem). Em pé, à esquerda, diante de um dispositivo de acrílico, a conselheira Yara profere seu discurso de posse.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Chico Batata | TJAM