Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Magistrados, servidores e estagiários participam de encontro alusivo aos 13 anos de funcionamento da Coij
Tribunal de Justiça

Magistrados, servidores e estagiários participam de encontro alusivo aos 13 anos de funcionamento da Coij

1 de agosto de 2023
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Criada emm 2010, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ) atua como órgão permanente de Assessoria à Presidência do TJAM para a temática dos direitos e deveres infantojuvenis, bem como na articulação dos órgãos que integram a REDE de proteção a esse público.


 

Para marcar o encerramento das comemorações pelos 13 anos de atuação da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij), do Tribunal de justiça do Amazonas – completados no último dia 21 de julho -, a vice-presidente do Judiciário Estadual e coordenadora da Coij, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, reuniu-se na última sexta-feira (28/07) com a equipe da Coordenadoria.

Além de servidores e estagiários que integram a equipe da Coij, o encontro também do encontro os juízes Rebeca de Mendonça Lima (Juizado da Infância Cível), Eliezer Fernandes Júnior (Juizado da Infância e Juventude – Infracional) e Margareth Hoagem (juíza auxiliar da vice-presidência do TJAM); a subsecretária municipal de Políticas Afirmativas e direitos humanos, Graça Prola; a titular da delegacia Especializada na Proteção de Crianças e Adolescentes, delegada Joyce Coelho; e a coordenadora do Setor Psicossocial do TJAM, Tecla Auip Caddah.

A Coij/TJAM tem como principal objetivo realizar a articulação do Poder Judiciário com a REDE de Proteção Integral de crianças e adolescentes, auxiliando e prestando assessoria na capital ao Juizado da Infância e da Juventude Cível, Vara de execução de Medidas Socioeducativas, Juizado da Infância e da Juventude Infracional, e 1.ª e 2.ª Varas Especializadas de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, além das 61 Comarcas do interior.

Dentre suas principais atribuições na área da infância e juventude, estão a de dar suporte aos magistrados, aos servidores e às equipes multiprofissionais visando à melhoria da prestação jurisdicional; elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário; propor parcerias e convênios com instituições públicas ou privadas, além de promover cursos de preparação e aperfeiçoamento para juízes e servidores na temática de sua abrangência.

Histórico

Foi criada no âmbito o Tribunal de justiça do Estado do Amazonas, por meio da Resolução n.º 20-A/2010 – DVEXPED – TJ/AM, assinada pelo então presidente da Corte, desembargador João de Jesus Abdala Simões, nos termos da Resolução n.º 94, de 27 de outubro de 2009, do Conselho Nacional de justiça, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ), passando a funcionar como órgão permanente de Assessoria à Presidência do Tribunal.

A primeira sede foi instituída e instalada em 2010, iniciando suas atividades na estrutura física nas dependências do Juizado da Infância e Juventude Cível, no 5.º andar do Fórum de justiça Ministro Henoch Reis, contando com apoio de uma equipe multiprofissional. Atualmente, a Coordenadoria está localizada no Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos.

Durante esses 13 anos, a Coij contou com quatro coordenadores, o primeiro foi o desembargador Rafael de Araújo Romano, que ficou em atividade apenas no ano de 2010. No mesmo ano, o juiz Marcos Santos Maciel foi designado para a função, permanecendo até 2013. Em seguida, foi designada como a primeira mulher coordenadora, a juíza de Direito Rebeca de Mendonça Lima, que esteve à frente da Coordenadoria até 2019, ano em que a desembargadora Joana dos Santos Meirelles foi nomeada para a função.

Campanhas Executadas

Restitua Amor: Visa a conscientizar a população sobre a destinação de um pequeno percentual do imposto de renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), contribuindo de maneira segura, legal e transparente a uma causa aplicada ao interesse da população, de acordo com as necessidades locais.

Todos Juntos no Enfrentamento ao trabalho infantil: Conclamar a sociedade para se mobilizar contra o trabalho infantil, promovendo conscientização sobre os riscos e garantindo a proteção dos direitos do público infantojuvenil.

Campanha de Aniversário do ECA: Ressaltar com o público em geral, os principais avanços e desafios do Estatuto da Criança e do Adolescnte.
Outras ações

Projeto Encontrar Alguém: realiza “busca ativa” de famílias para adotar crianças e adolescentes institucionalmente acolhidos e que não foram inseridos em famílias substitutas por não atenderem a critérios de aceitação pela maioria dos pretendentes habilitados à adoção.

Projeto Legal, Tô Documentado!: Tomando por base o princípio da Proteção Integral e da Prioridade Absoluta, a Coordenadoria da Infância e da Juventude buscou firmar parcerias com órgãos do Estado para juntos atuarem na expedição da 1.ª via da carteira nacional de identidade para crianças e adolescentes sob Medida de Proteção, Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa e o público do projeto “Protegendo Filhos”.

Projeto Protegendo Filhos, Transformando Vidas!”: Garantir o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, filhos/as de mulheres em situação de privação de liberdade, tendo em vista o pleno desenvolvimento infantojuvenil para a construção de um projeto de vida proativo e saudável, com vistas à transformação das condições materiais e sociais no âmbito familiar e comunitário.

Projeto Árvore Encantada: Em alusão ao Natal, acontece no mês de dezembro e presenteia em média 300 crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente na cidade de Manaus, podendo ter a participação de unidades acolhedoras dos municípios da área metropolitana da capital amazonense. As crianças acolhidas escrevem cartinhas que são disponibilizadas, por meio virtual, aos servidores, estagiários, magistrados e parceiros apoiadores da justiça Estadual, que participam adotando uma ou mais cartinhas. Esse projeto, além de levar alegria para as crianças e adolescentes, aproxima o poder judiciário das unidades de acolhimento onde a infância e adolescência em situação de risco passa um período de sua vida.

 

 

Vitória Serrão – estagiária / COIJ

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?