Juiz Yuri Caminha, assim como representantes do MPE e dos Poderes Executivo e Legislativo, prestigiou a solenidade de abertura das programações do “Movimento Maio Amarelo 2023”.
O juiz Yuri Caminha, titular da Vara Única da Comarca de Itamarati e respondendo cumulativamente pela Vara Especializada em Crimes de Trânsito da Comarca de Manaus, representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na solenidade realizada na última semana e que marcou a abertura das atividades socioeducativas do “Movimento Maio Amarelo 2023”.
Conduzido regionalmente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am), o “Movimento” buscará realizar ações de sensibilização e conscientização em vias públicas, escolas e empresas, suscitando das pessoas – sejam motoristas, passageiros ou pedestres – um comportamento cada vez mais humanizado e solidário no trânsito, objetivando a prevenção de acidentes.
Ao participar da solenidade – realizada no Salão Solimões (anexo do Palácio Rio Negro), localizado na Av. Sete de Setembro, em Manaus – o juiz Yuri Caminha destacou a pertinência do “Movimento Maio Amarelo” e o compromisso do Poder Judiciário em colaborar para que se tenha um trânsito cada vez mais seguro e pacífico.
“Apesar de o Poder Judiciário atuar somente após a ocorrência dos acidentes, resolvendo os casos cíveis e criminais deles decorrentes, é certo que cotidianamente todos fazemos parte do trânsito, seja como motoristas, passageiros ou pedestres. Assim, todos temos direitos a serem respeitados e deveres a serem cumpridos, entre eles o de adotar comportamentos mais seguros. Não à toa, a cor escolhida para a atual campanha de sensibilização é a ‘amarela’, que representa ‘atenção’ e ‘precaução’ em todos os sinais de trânsito. Assim, a presença do Poder Judiciário no evento, para além de prestigiá-lo, reforça a importância da conscientização popular sobre o tema e demonstra estar inserido no movimento dentro de suas atribuições”, informou o juiz Yuri Caminha,
O magistrado acrescentou que a Vara Especializada em Crimes de Trânsito tem logrado êxito na solução rápida dos casos, tendo, no ano de 2022, ultrapassado duas importantes metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atingindo 251% da Meta 1 (julgar mais processos que os distribuídos) e 122% da Meta 2 (julgar processos mais antigos).
Mobilização Estadual
Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou, nesta sexta-feira (05/05), a abertura do “Movimento Maio Amarelo 2023”, com foco em ações educativas e de conscientização nas escolas, empresas e vias públicas, tanto na capital quanto no interior do Estado, para a redução de acidentes de trânsito.
A iniciativa busca, anualmente, unir todos os entes ligados direta e indiretamente ao tema envolvendo trânsito e transporte, como os Detrans, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os Institutos Municipais de Trânsito, entres outras entidades, com o intuito de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da segurança viária, tendo como principal objetivo salvar vidas no trânsito.
Além do juiz Yuri Caminha, que representou o TJAM na solenidade, prestigiaram o lançamento do Movimento Maio Amarelo 2023, o diretor-presidente do Detran-Am, Rodrigo de Sá Barbosa; o diretor-presidente do Instituto Municipal de Trânsito (IMMU), Paulo Henrique Martins; a secretária da Fundação Vigilância em Saúde (FVS), Tatyana Costa Amorim Ramos; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas, Benjamim Affonso Neto; o secretário Estadual de Saúde, Anoar Samad; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcus Vinicius Oliveira de Almeida; o deputado estadual Adjunto Afonso; a representante do Movimento Maio Amarelo no Amazonas, Delnandina Macedo; a Titular da 65ª Promotoria de Justiça, Promotora Maria Eunice Lopes de Lucena Bittencourt.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o registro fotográfico da solenidade de lançamento do “Movimento Maio Amarelo 2023” no Amazonas; solenidade esta que foi realizada no Salão Solimões (anexo do Palácio Rio Negro), em Manaus. No registro fotográfico é possível visualizar 13 pessoas, das quais, 12 sentadas e uma em pé (esta falando ao microfone). As pessoas estão à frente de um painel iluminado, no qual está escrito Detran-Am: Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas e a logomarca do Governo do Amazonas.
Afonso Júnior
Com informações do portal do Detran-AM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660