Na ocasião, as participantes receberam convite para participar do curso “Mulher Empreendedora” do “Projeto Reconstruindo Trajetórias”, da Coordenadoria da Mulher do TJAM.
A equipe psicossocial do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (“1º Juizado Maria da Penha”) realizou na manhã da última sexta-feira (12), a uma “Roda de Conversa” sobre o tema “O autocuidado e a autoestima no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher”. A atividade teve a participação de 12 mulheres atendidas pelo Juizado e, na ocasião, as participantes tiveram oportunidade de se inscrever no primeiro curso “Mulher Empreendedora”, ofertado pelo projeto “Reconstrução de Trajetórias”, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amazonas (“TJAM”) em parceria com os “Juizados Maria da Penha”.
A atividade multidisciplinar foi coordenada pela psicóloga Suzy Mary Azedo Guimarães e pela assistente social Celi Cristina Nunes Cavalcante e aconteceu no auditório da Coordenadoria Psicossocial Forense, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.
As mulheres aproveitaram o espaço de diálogo para trocas e reflexões sobre autoestima, autocuidado e autovalorização. As participantes enfrentaram em suas trajetórias de vida situações de perdas e recomeços, em um contexto em busca da superação após o término de relacionamentos abusivos; algumas integrantes da atividade manifestaram que já estão desenvolvendo novas habilidades nas relações interpessoais, visando ao seu bem-estar e uma vida sem violências.
Como ressaltou a psicóloga Suzy às presentes, “um dos primeiros passos para as mulheres romperem com esse ciclo de repetições de violências é através do autoconhecimento – olhar para para si, compreendendo sua história e suas dores, assim quando começamos a nos conhecer, fortalecemo-nos, e logo conseguimos ter uma visão mais clara das situações que compõem a nossa vida”.
A participante, N.F.O., 46 anos, que esteve por 11 anos em um relacionamento em que sofreu com a violência psicológica, esteve pela primeira vez na “Roda de Conversa” e aprovou a troca de experiências. “É maravilhoso! Todas as mulheres que sofrem violência doméstica precisam participar dessa atividade porque você sai uma nova pessoa. Como a assistente social falou, aqui elas não fazem milagre, mas nos dão um caminho. Você se encontra e vê que seu problema é tão pequeno na frente de outros que têm aqui. É maravilhoso chegar num ambiente e poder falar tudo e as pessoas não vão te julgar, te recriminar, mas sim dar um abraço e estender a mão e entender você como pessoa”, afirmou.
Cursos e habilidades
Após a “Roda de Conversa”, as mulheres foram convidadas a se inscrever no primeiro curso “Mulher Empreendedora”, que será oferecido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), em parceria com a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que tem à frente a desembargadora Graça Figueiredo.
O curso acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês de maio, no espaço do Sebrae, no Shopping São José, e faz parte das ações do “Projeto Reconstruindo Trajetórias”, da Coordenadoria da Mulher. A parceria com o Sebrae/AM foi alinhada no último mês de abril, durante reunião com a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Said da Silva Cavalcanti. Além do Sebrae, o projeto também oferecerá cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“O projeto tem como público essas mulheres em situação de violência atendidas nos ‘Juizados Maria da Penha’ para que elas consigam encontrar, a partir desses cursos, novas possibilidades e habilidades para inserção ou reinserção no mercado de trabalho, tanto no contexto do mercado formal quanto do empreendedorismo”, explicou a assistente social Celi Cristina.
#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra a sala onde ocorreu a “Roda de Conversa” promovida pelo “1.º Juizado Maria da Penha”. As participantes (fotografadas de um ângulo para preservar suas imagens) estão sentadas em cadeiras organizadas em um círculo.
Sandra Bezerra
Foto: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660