Programação temática oportunizou aos operadores do Direito que participaram do evento, a palestra “Marketing Político de Ativa Prospecção de Clientes e Prática Procedimental na Advocacia Autônoma”.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV/TJAM) realizou na manhã desta quinta-feira (10), uma programação alusiva ao “Dia do Advogado”, que é comemorado nacionalmente em 11 de agosto. A data também é marcada pela celebração do “Dia do Magistrado”.
Na programação temática, o NAV oportunizou aos operadores do Direito que participaram do evento, a palestra “Marketing Político de Ativa Prospecção de Clientes e Prática Procedimental na Advocacia Autônoma”. A palestra foi ministrada pela advogada Fabíola Amorim, que abordou conceitos teóricos e indicações práticas que podem ser utilizadas pelos advogados.
Realizada no auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro – no Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes –, o evento contou, em sua abertura, com a presença do do diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, desembargadores Flávio Humberto Pascarelli Lopes; do diretor da Escola Judicial do Amazonas, desembargador Cézar Luiz Bandiera; do coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador João de Jesus Abdala Simões; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, Jean Cleuter Mendonça e também da coordenadora do Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV/TJAM), Isabelle Perasa.
Na oportunidade, a coordenadora do NAV/TJAM parabenizou os advogados pela passagem da data comemorativa e informou que a palestra programada foi uma forma de homenagear os operadores do Direito, disponibilizando a estes, um momento oportuno para formação técnica. “O Poder Judiciário evidencia a importância dos advogados para a sociedade e buscou homenageá-los com este evento, organizado para exaltar a data e, de maneira prática, para contribuir com a capacitação destes”, afirmou.
Isabelle Perasa também citou os objetivos do NAV/TJAM, cujo trabalho tem se intensificado. “Consideramos a atividade desenvolvida pelo NAV/TJAM de extrema importância para a sociedade pois são inúmeras as pessoas, sem recursos financeiros, que necessitam de apoio e orientação jurídica. Este trabalho, portanto, tem grande relevância social e, da mesma forma que contribui com pessoas que precisam, contribui, também, com os colegas advogados, que podem adquirir grande experiência ao integrar o Núcleo”, afirmou a coordenadora do NAV/TJAM.
Na abertura do evento, o coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador João de Jesus Abdala Simões e, também, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, Jean Cleuter Mendonça, destacaram a importância dos advogados para a sociedade e também do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo NAV/TJAM.
Prestigiando o evento e ao acompanhar a palestra ministrada, a advogada Luana Barros afirmou que compareceu ao evento em virtude da relevância do tema abordado na palestra. “Acompanho e admito o trabalho da palestrante – advogada Fabíola Amorim – e, na oportunidade, aproveito para falar da importância do trabalho do NAV/TJAM, para a advocacia, pois ao o Núcleo auxilia os advogados para a obtenção de conhecimentos e experiência”, disse.
Sobre o “Dia do Advogado”
Parte do calendário nacional de comemorações, o “Dia do Advogado” é celebrado em 11 de agosto, no mesmo dia em que é celebrado o “Dia do Magistrado”. A data foi escolhida para a comemoração pois, no dia 11 de Agosto de 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, sendo elas: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
“Sobre o NAV/TJAM”
Ao oferecer assistência jurídica a pessoas que não possuem condições financeiras para constituírem advogados para suas causas, o NAV/TJAM conta, atualmente com a colaboração de aproximadamente 50 advogados voluntários. O Núcleo registra, mensalmente, cerca de 80 atendimentos mensais auxiliando, aproximadamente, 400 assistidos.
Os advogados interessados em fazer parte do NAV podem preencher o formulário por meio do link https://www.tjam.jus.br/index.php/nav/cadastro-advogado-voluntario ou procurar diretamente o Núcleo, que instalado no 1.º andar – Setor 1, do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus.
Texto e fotos: Amanda Bulcão
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660