O ouvidor-geral do TJAM, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, reuniu a equipe da unidade na manhã de terça-feira (28/11) para tratar sobre a adoção da nova ferramenta.
A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas passará a utilizar uma nova ferramenta destinada a agilizar o atendimento de manifestações feitas pelos jurisdicionados, via Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e enviadas ao órgão do Judiciário Estadual. Desenvolvida pela área de Estatística do Tribunal, o painel de Business Intelligence (BI), a ferramenta permitirá um acompanhamento dessas demandas pelas próprias unidades judiciais, que poderão responder de maneira mais rápida, explica o ouvidor-geral do TJAM, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho.
Na última terça-feira, o desembargador reuniu-se com a equipe da Ouvidoria-Geral para tratar sobre o novo fluxo que será adotado a partir do uso da plataforma de BI em relação às demandas encaminhadas pelo CNJ, destacando o papel, sobretudo, dos juízes, que terão acesso ao painel e poderão resolver as demandas, evitando pendências e observando os prazos que a Ouvidoria tem para responder.
A reunião de alinhamento, pelo ouvidor-geral de Justiça, contou com a participação da juíza auxiliar da Ouvidoria, Ana Maria Diógenes; do juiz colaborador, Túlio Dourinho; do coordenador do Setor, Diogo de Oliveira Lins, e dos servidores Ana Paula do Nascimento Silva e Ricardo Maia Barbosa, além da secretária de Planejamento do TJAM, Márcia Rachel Rizzato.
“Até pouco tempo, o acompanhamento das manifestações sobre as unidades judiciais oriundas do Conselho Nacional era feito exclusivamente por nós da Ouvidoria, que cobrávamos as respostas das unidades. Com a adoção do painel BI, o próprio magistrado poderá acessar o sistema e verificar se há pendências ou não, qual o prazo para resposta ao Conselho, adotando as providências necessárias e atualizando as informações na plataforma. Ao fazer isso, o magistrado possibilita que a Ouvidoria forneça uma resposta mais rápida ao jurisdicionado, o que é de primordial importância”, explicou o desembargador Abraham.
De acordo com a secretária de Planejamento do TJAM, Márcia Rizzato, o painel BI da Ouvidoria foi elaborado pelos servidores João Cláudio da Silva Araújo Lobato, do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica, e Adalberto Carvalho do Setor de Planejamento, e possibilita acompanhamento, análises e avaliação de todo o fluxo da demanda, oferecendo outras funcionalidades, como o acompanhamentos dos relatórios em tempo real pelo próprio desembargador-ouvidor, que antes recebia as informações semanalmente.
Uso interno
O painel BI da Ouvidoria-Geral é um ítem da transparência interna e está acessível a servidores e magistrados por meio do login (e-mail e senha) institucional, na Intranet do Poder Judiciário. Nesta página, o acesso é feito pelo Menu posicionado à esquerda, clicando em “Metas CNJ” e, depois, em “Painel Estatístico”, que vai direcionar para uma nova página, onde o usuário encontrará várias categorias, devendo selecionar “Ouvidoria”.
Ouvidoria
A Ouvidoria do Poder Judiciário do Amazonas é um canal de comunicação entre o TJAM e a sociedade para receber dúvidas, reclamações, sugestões, denúncias, elogios, bem como orientar e transmitir informações para o aprimoramento dos serviços.
Além das demandas enviadas pelo jurisdicionado diretamente ao CNJ, a Ouvidoria também recebe manifestações via telefone, cartas, e-mail, no balcão de atendimento do setor e pelo “fale conosco”, na área da Ouvidoria no Portal do TJAM.
O setor está localizado no térreo do Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, na rua Valério Botelho de Andrade, s/n.º – São Francisco. O telefone para contato é o (92) 3303-5271 e e-mail: [email protected] .
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, ouvidor-geral do TJAM, durante a reunião desta semana com a equipe do setor para tratar da adoção da nova ferramenta de BI.
Sandra Bezerra
Foto: Marcus Phillipe
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