Durante o evento, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no TST, será realizada a entrega da 2ª edição do “Prêmio Justiça do Trabalho Acessível”.
Em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho irão promover o seminário “Capacitismo e Interseccionalidade: Experiências Específicas, Desafios Coletivos”. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.
No dia 19, as atividades são abertas ao público geral e poderão ser acompanhadas online ou remotamente, pelo canal do TST no YouTube. No dia 20, são destinadas exclusivamente a servidoras, servidores e à magistratura da Justiça do Trabalho.
Experiências
A fim de proporcionar um espaço de disseminação de conhecimento e troca de experiências, o seminário abordará temas como o acesso da mulher com deficiência ao emprego digno; o combate ao capacitismo no âmbito da Justiça do Trabalho e a Interseccionalidade entre o Quilombo e o Orgulho LGBTI+ no universo das pessoas com deficiência.
Entre as palestrantes e os palestrantes confirmados (as), estão:
- Marcelo Zig – ativista e fundador do Coletivo de Pessoas Pretas com Deficiência – Quilombo PcD;
- Priscila Siqueira – pessoa com nanismo, psicóloga e especialista em acessibilidade, diversidade e inclusão; e
- Anahi Guedes de Mello – doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
Prêmio Justiça do Trabalho Acessível 2023
O evento também será marcado pela cerimônia de premiação da 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho Acessível, que vai condecorar os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) com as melhores práticas relacionadas à acessibilidade.
O prêmio é uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão e da Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do TST, que tem o objetivo de reconhecer e divulgar as boas práticas de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência implementadas pelos TRTs.
Nesta edição, haverá uma ampliação de três para cinco tribunais agraciados. O prêmio deste ano será concedido as cinco práticas de destaque relativas a cada uma das dimensões da acessibilidade:
- Gestão de acessibilidade e inclusão;
- Acessibilidade em serviços;
- Acessibilidade comunicacional;
- Acessibilidade tecnológica; e
- Acessibilidade arquitetônica e urbanística.
Saiba mais: Abertas as inscrições para a 2ª edição do prêmio Justiça do Trabalho Acessível
Serviço: Seminário Capacitismo e Interseccionalidade
Datas: 19 e 20 de setembro
Local: Auditório Ministro Mozart Victor Russomano (5º andar do Bloco B) e Espaço Cultural Ministro Pedro Manus (hall do mezanino do Bloco A), na sede do TST
Inscreva-se!
(Fonte: CSJT/Andrea Magalhães/AJ)
Descrição da imagem destaque: a imagem traz o texto Seminário Capacitismo e Interseccionalidade: experiências específicas, desafios coletivos, com ícones que representam pessoas diversas e variados tipos de deficiência.