Na segunda-feira (18/9), às 10h30, haverá lançamento de livro
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio do Centro de Memória (Cemej11), participará da 17ª Primavera dos Museus. O tema deste ano “Memória e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas” ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Na segunda-feira (18/9), às 10h30, ocorrerá o lançamento do livro “Um bar chamado Patrícia: Relatos do início do movimento gay em Manaus”, escrito pelo estilista amazonense Bosco Fonseca.
A obra aborda as raízes do movimento gay em Manaus, proporcionando uma perspectiva única desse período histórico, a partir da experiência do autor, que era um frequentador assíduo do bar nos anos 70. A proposta do livro é uma volta ao passado, desde os anos 50 até a década de 80, enquanto o autor revisita suas memórias e relata eventos significativos da época.
O que é a Primavera dos Museus?
Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus ocorre anualmente no início da primavera e envolve museus e instituições culturais de todo o Brasil. Esta temporada de 2023 busca não apenas envolver o público nas atividades dos museus, mas também criar espaços de reflexão e diálogo sobre questões relevantes da sociedade contemporânea.
Com o tema “Memória e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, a edição deste ano tem o propósito de incentivar museus, guardiões da memória, cultura e arte, a contribuir para o reconhecimento, valorização e empoderamento das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na construção de suas próprias histórias e memórias.
17ª Primavera dos Museus no Cemej11
Evento: lançamento do livro “Um bar chamado Patrícia: Relatos do início do movimento gay em Manaus”
Autor: Bosco Fonseca
Data: 18 de setembro de 2023
Horário: 10h30
Endereço: Rua Barroso nº 111 – Centro Manaus (AM)
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Cemej11
Edição de texto: Paula Monteiro
Arte: 17ª Primavera dos Museus (Ibram)