Exposição de pinturas, contação de histórias e campanha de doação de livros fazem parte da programação iniciada no dia 18/4
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, maior ícone da literatura infantil brasileira. Para celebrar a data e estimular o gosto pela leitura, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11) deu início à programação especial voltada ao público infantil. Na tarde da última terça-feira (18/4), a abertura de exposição de pequenos artistas, o lançamento da campanha de doação de livros infantis e a contação de histórias marcaram o início da programação.
A diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, abriu o evento na Biblioteca Donaldo Jaña, ressaltando a responsabilidade social que uma instituição deve ter no sentido de contribuir para a formação e estímulo ao hábito de leitura a partir da primeira infância, em especial aos menos favorecidos. “Assim como as crianças, os livros infantis são cheios de magia e possibilidades, são terreno fértil para a criatividade, para o exercício do entusiasmo e da alegria que preenche os primeiros anos de vida”, disse a magistrada. De olho no futuro, ela acrescentou que as crianças de hoje serão as mulheres e homens de amanhã, serão os atores da vida real e os protagonistas da continuidade de nossa história, o que vai ao encontro da célebre frase de Monteiro Lobato, “Um País se constrói com homens e livros”.
Pirlimpimpim
A exposição Pirlimpimpim, reúne quadros que ilustram os personagens do livro O Sítio do Picapau Amarelo, obra mais conhecida de Monteiro Lobato. Os artistas são alunos do “Atelirê: criando e brincando”, uma escola destinada a desenvolver o talento artístico de crianças, jovens e adultos, e dirigida pela pedagoga e artista plástica Rejane Mello. A mostra ficará até o dia 26 de abril, das 8h às 14h, no Espaço Cultural e Multimídia da Ejud11, no terceiro andar do Fórum Trabalhista de Manaus.
O nome da exposição de pinturas remete ao pó mágico utilizado pelos famosos personagens de Monteiro Lobato, das histórias do Sítio do Picapau Amarelo (boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho e Narizinho), para, em um passe de mágica, transportarem-se de um lugar para outro.
Contação de histórias
O evento também contou com a participação de “Chicarelli”, nome artístico da professora e contadora de histórias Francisca Gonçalves, do Centro de Mídias de Manaus. Ela recebeu alunos da Escola Municipal Professora Francisca Lima da Rocha no espaço Kids da Biblioteca Donaldo Jaña para falar sobre as histórias e personagens contidos no livro “Sítio do Picapau Amarelo”.
Arrecadação de livros
A campanha de arrecadação de livros infantis segue até o dia 26 de abril e conta com três pontos de coleta disponibilizados na entrada do Fórum Trabalhista de Manaus (rua Ferreira Pena, Centro); na entrada da sede Judiciária do TRT-11 (na Rua Visconde, Praça 14); e na sede Administrativa do Tribunal (anexo do TRT, pela Rua Tefé, Praça 14).Os livros arrecadados serão doados a instituições que cuidam de crianças.
Confira o álbum de fotos.
Texto: Zayra Moraes com colaboração de Paula Monteiro
Fotos: Thaís Silva