Iniciativa busca promover a igualdade de gênero, diminuir a discriminação e empoderar as mulheres
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11), realizará a premiação do concurso “Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região – edição 2023”. A iniciativa, que está na quinta edição, tem o objetivo de incentivar e reconhecer a participação institucional feminina, bem como divulgar as boas práticas criadas e implementadas pelas personalidades indicadas à premiação.
O concurso também visa promover a igualdade e erradicar a discriminação em razão do gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade. A proposta da Ejud11 é alcançar políticas de igualdade de gênero, e empoderar todas as mulheres, com vistas a implementar, no âmbito do TRT-11, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “ODS 5 – Igualdade de Gêneros” da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).
Igualdade de gênero
“Queremos premiar em especial as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas, nos termos da ODS-5”, explicou a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio. Ela destacou também que “as Escolas Judiciais têm importante papel na implantação, em nível regional, de políticas públicas tendentes a incentivar a participação institucional feminina, buscando, sobretudo, erradicar a discriminação em função do gênero, com vistas a proporcionar tratamento digno, respeitoso e igualitário a todas e todos”.
Lançado em 2019 pela Escola Judicial, o concurso “Mulheres Formadoras e Informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª Região” premia, anualmente, mulheres de destaque da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima. A lista é formada por magistradas, servidoras, procuradoras, advogadas, auditoras fiscais, entre outras profissionais, que durante o ano de 2023 foram destaques em suas áreas de atuação, espelhando a promoção da igualdade e eliminação da discriminação em razão do gênero no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.
Nesta edição, a Escola Judicial selecionou as indicadas com base no perfil e contribuições regionais, prestigiando aquelas indicadas que representam o papel feminino na atuação perante o Poder Judiciário. Conheça as indicadas!
Indicadas
A Ejud11 escolheu a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela para a premiação “Conjunto da Obra”. Ela é corregedora do TRT-11 do biênio 2022-2024.
Na categoria que premiará os destaques nos dois Estados abrangidos pela 11ª Região, foram escolhidas no Amazonas:
1. Larissa De Souza Carril – Juíza do Trabalho do TRT-11
2. Gisele Araújo Loureiro De Lima – Juíza do Trabalho do TRT-11
3. Rejane De Aragão Oliveira – Diretora da Secretaria da Escola Judicial do TRT da 11ª Região
4. Marielza Santos De Freitas – Diretora da Divisão de Administração do Fórum Trabalhista de Manaus
5. Raquel Betty De Castro Pimenta – Procuradora do Ministério Público do Trabalho AM/RR
6. Ana Cláudia Nascimento Gomes – Procuradora do Ministério Público do Trabalho AM/RR
7. Márcia Liduina Ribeiro Barbosa – Analista Judiciária da Coordenadoria de Saúde do TRT da 11ª Região
8. Maria Do Perpétuo Socorro Castro Gil – Técnica Judiciária do TRT da 11ª Região
9. Raiana Dos Santos Belém – Estagiária do TRT da 11ª Região
10. Maria Ozilene Jesus Rebouças Santana – Terceirizada do TRT da 11ª Região
11. Raimunda Da Silva Fernandes – Terceirizada do TRT da 11ª Região
E em Roraima as premiadas serão:
1. Raísa Mafra De Lima – Diretora da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista
2. Graciete Sotto Mayor Ribeiro – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima
3. Cecília Smith Lorenzon – Secretária da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU/RR)
4. Mineia Gerola Guimarães Lacerda – Analista Judiciária da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista
5.Patrícia Pereira Nogueira – Estagiária da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista
6. Joana Maria Carvalho Rodrigues – Terceirizada do Fórum Trabalhista de Boa Vista
Premiação
Em Roraima, os prêmios serão entregues em 28 de novembro, no encerramento do Seminário Roraimense. A premiação ocorrerá no auditório da OAB/RR em Boa Vista, na Avenida Ville Roy, 4284, Bairro: Aparecida. No Amazonas, a premiação acontecerá durante o evento de encerramento do Ano Letivo da Ejud11, dia 7 de dezembro, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda e Thais Silva
Arte: Andreia Guimarães