A honraria foi criada para homenagear brasileiros e estrangeiros, pessoas físicas ou jurídicas, que se destacam por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho
Magistrados, advogados, servidores e outras personalidades foram homenageadas com a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). A cerimônia ocorreu na quarta-feira (6/12), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM).
Os 42 condecorados são cidadãos que se destacaram por suas atividades ou prestado relevantes serviços à cultura jurídica e à Justiça do Trabalho, em especial ao Tribunal do Amazonas e de Roraima. A lista das personalidades homenageadas foi aprovada em sessão ordinária do Tribunal Pleno do TRT-11 no mês de novembro, a partir de indicações dos desembargadores. Na cerimônia foram entregues medalhas de cinco graus hierárquicos: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, destacou a importância da atuação profissional dos homenageados. “É importante reconhecer o trabalho destas personalidades e o quanto elas contribuíram para a valorização do trabalhador, do empregador e para o bem da Justiça do Trabalho”, afirmou.
Depoimentos
Ao ser agraciada com a medalha, a desembargadora do TRT da 23ª Região Eliney Bezerra Veloso ressaltou a importância do trabalho da Justiça Social. “É uma honra porque veio por intermédio de um colega muito querido, que é o desembargador Audaliphal. Nós trabalhamos juntos desde o Ministério Público do Trabalho, de onde eu também sou oriunda. E na Justiça do Trabalho, todos os Tribunais trabalham em conjunto, de mãos dadas e buscando o mesmo objetivo, que é fazer justiça social e entregar os direitos aos trabalhadores, resgatando sua dignidade, e respeitando os direitos de trabalhadores e de empregadores”, disse a magistrada.
Flávio Cordeiro Antony Filho, secretário da Casa Civil do Estado do Amazonas, recebeu a medalha do TRT-11 no grau Comendador. Na ocasião, em que também representava o Governador do Estado, Wilson Lima, o secretário comentou a honraria recebida: “É motivo e muita alegria e satisfação pessoal. É o reconhecimento de um trabalho e eu fico muito satisfeito e honrado em poder contribuir com a gestão do atual Governo”.
A procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, Alzira Melo Costa, agraciada no grau Comendador, destacou que o início da carreira na Justiça do Trabalho foi como servidora do TRT-11. “Ter este reconhecimento por meio da mais alta comenda do Tribunal, depois de tantos anos atuando na defesa dos trabalhadores é motivo de muita alegria. Fui servidora do TRT-11 antes de assumir no Ministério Público do Trabalho, então esta homenagem tem uma conotação especial pra mim. Sinto-me prestigiada e recebo a medalha com muita felicidade”, declarou.
Também ex-servidor do TRT da 11ª Região, o juiz do trabalho Igo Zany Nunes Corrêa, recebeu a medalha no grau Oficial. “O TRT-11 já é minha casa há 12 anos. É o local que me deu oportunidade de crescer e de encontrar minha vocação. Devolvo tudo o que recebi por gratidão. Sirvo ao TRT-11 com muito amor e zelo. Sou juiz do trabalho com orgulho, acredito no poder da Justiça Social e sei o quanto o TRT-11 faz a diferença”.
Servidora aposentada do TRT-11, a advogada Maria do Socorro Dantas Góes Lyra acompanhou a instalação e o crescimento do Regional. “Quando entrei no Tribunal em 82, na mesma época da sua instalação, montei o setor de treinamento para treinar os novos funcionários e apresentar a eles os membros da corte. Quando me aposentei, passei a ser advogada trabalhista. Fiquei muito emocionada quando soube que seria agraciada com a medalha que muito me honra. Junto com o meu marido, o juiz Benedicto Cruz Lyra (o primeiro presidente do TRT11), eu acompanhei a luta pela instalação e depois, presenciei outras lutas também. Fiquei muito agradecida à desembargadora Solange Maria Santiago Morais pela indicação e à corte trabalhista da 11ª Região que aprovou meu nome”, disse.
Agraciado no grau Cavaleiro, Mastecely Abreu Nery é servidor do TRT-11 há 22 anos, tendo atuado em Secretaria de Vara, Assessoria Jurídico-Administrativa, Secretaria da Corregedoria, Secretaria Geral da Presidência e Gabinete de Desembargador. “Como servidor, sinto-me honrado em ter minha dedicação reconhecida pelo Tribunal, fruto de um trabalho realizado em equipe, sempre prezando pelos valores institucionais”, ressaltou.
O italiano Tommaso Lombardi, coordenador da Associação Beneficente “O Pequeno Nazareno” em Manaus, também foi homenageado. Desde 2013 há frente do OPN, ele trabalha diretamente no acolhimento de meninos em situação de rua e no combate ao trabalho infantil. Lombardi também é idealizador do Projeto Gente Grande, que já formou mais de 1.500 adolescentes e inseriu mais de 300 no mercado de trabalho como jovens aprendizes. “O nosso compromisso de lutar contra o trabalho infantil tem várias frentes. Nestes anos de atuação conseguimos colaborar com a saída das ruas e do trabalho infantil. É um trabalho a longo prazo, às vezes precisa mais de um ano. Conseguimos tirar diretamente 235 entre crianças e adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil. Este é o nosso foco principal”.
Conheça os homenageados
A honraria foi concedida no grau Grã-Cruz à Morgana de Almeida Richa – Ministra do Tribunal Superior do Trabalho; no Grau Grande Oficial à: Yara Amazônia Lins, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM); Durval César de Vasconcelos Maia – Desembargador Presidente do TRT da 7ª Região; Geraldo Rodrigues do Nascimento – Desembargador Presidente do TRT da 18ª Região; José Augusto do Nascimento – Desembargador Presidente do TRT da 20ª Região; José Ernesto Manzi – Desembargador Presidente do TRT da 12ª Região; Osmar João Barneze – Desembargador Presidente do TRT da 14ª Região; Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa – Desembargador Vice-Presidente, eleito Presidente do TRT da 4ª Região, biênio 2023/2025; Samuel Hugo Lima – Desembargador Presidente do TRT da 15ª Região.
No grau Comendador foram agraciados: Alzira Melo Costa – Procuradora-Chefe da PRT da 11ª Região; Ana Paula Tauceda Branco – Desembargadora do TRT da 17ª Região; Carlos Frederico Santos – Subprocurador da República; Eliney Bezerra Veloso – Desembargadora do TRT da 23ª Região; Flávio Cordeiro Antony Filho – Secretário de Estado da Casa Civil do Amazonas; Hélcio Dantas Lobo Júnior – Desembargador do TRT da 15ª Região; Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira – Desembargadora do TRT da 5ª Região; Neide Alves dos Santos – Desembargadora do Trabalho, Ouvidora do TRT da 9ª Região e Vice-Presidente do COLEOUV; Paulo Régis Machado Botelho – Desembargador do Trabalho, Diretor da Escola Judicial do TRT da 7ª Região; Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno – Desembargadora do TRT da 7ª Região; Vilma Leite Machado Amorim – Desembargadora do TRT da 20ª Região; Wanderley Godoy Júnior – Desembargador Vice-Presidente do TRT da 12ª Região.
Receberam a honraria no grau Oficial: Armando Cláudio Dias dos Santos Júnior – Advogado; Betanael da Silva D’Angelo – Prefeito do Município de Manacapuru/AM; Christian Alberto Rodrigues da Silva – Advogado; Igo Zany Nunes Corrêa – Juiz do Trabalho Substituto do TRT11; Jorge Fernandes Garcia de Vasconcelos Júnior – Advogado; José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral – Advogado, Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAM; Joseny Gusmão da Silva – Advogada e Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas; Marcondes Fonseca Luniere Júnior – Advogado; Marcos Klinger dos Santos Paiva – Coronel Comandante da PM-AM; Maria do Socorro Dantas de Góes Lyra – Servidora aposentada do TRT11 e advogada; Nicole Souza da Silva Scaramuzzini Torres – Advogada; Ronaldo Lázaro Tiradentes – Radialista, Advogado; Silvana Maria Iúdice da Silva – Advogada; Victor Medeiros Dantas de Góes – Advogado; Wellington de Amorim Alves – Advogado.
No grau Cavaleiro foram agraciados: Dorineth dos Santos Bentes – Professora; – Emerson Victor Hugo Costa de Sá – Auditor Fiscal do Trabalho; Liliana Maria Daou Lindoso – Diretora da Casa Mamãe Margarida; Mastecely Abreu Nery – Servidor do TRT da 11ª Região; Mônica Lopes Sobreira Leite – Servidora do TRT da 11ª Região. Raimundo Sebastião Pereira de Moraes – Servidor do TRT da 11ª Região; Tommaso Lombardi – membro ativo do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas – FEPETI.
Assista a íntegra do evento canal do TRT-11 no YouTube.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov