O Colegiado recebeu 28 inscrições de sustentação oral para a sessão itinerante
Presidida pela desembargadora Solange Maria Santiago Morais, a Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) julgou 83 processos na sessão realizada em Boa Vista (RR) na tarde da última terça-feira (28/3). O Colegiado deu prosseguimento à programação de sessões itinerantes das três Turmas Recursais do TRT-11, que ocorrem no plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR). Do total de processos julgados, 28 receberam inscrições para sustentação oral.
Decana da Corte, a presidente da Primeira Turma fez a saudação inicial e abriu os trabalhos agradecendo a Deus por todos ali estarem com saúde. Também reiterou sua gratidão ao presidente do TJRR, desembargador Jésus Rodrigues, que cedeu “uma estrutura magnífica para os julgamentos do TRT-11”. Ao falar sobre os laços que possui com a cidade de Boa Vista, onde seu irmão foi sepultado, ficou emocionada. “Nesta terra tenho laços afetivos fortes. Meu irmão veio para cá muito jovem, foi um desbravador, aqui fez sua vida e também muito cedo se foi”, disse a desembargadora com a voz embargada.
O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, prestigiou a sessão e salientou a hospitalidade roraimense. “ Roraima nos recebe com maestria, dignidade e de portas abertas. Por este povo, eu tenho o maior carinho e aqui me sinto em casa”, declarou. Oriundo do Ministério Público do Trabalho (MPT), recordou que atuou em Boa Vista e inaugurou a sede da Procuradoria do MPT na capital, quando chefiava o órgão. Por fim, reiterou seu agradecimento ao TJRR, um tribunal de excelência, considerado o melhor do país e laureado com o Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade.
Homenagem
Às vésperas de dar entrada no pedido de aposentadoria, a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque foi homenageada por advogadas roraimenses, que representaram a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR) e a Associação Brasileira das Mulheres na Carreira Jurídica (ABCJ). A desembargadora recebeu um buquê de flores pelos relevantes serviços prestados à magistratura e à docência em cursos jurídicos.
Composição
No biênio 2022/2024, a Primeira Turma é composta pela desembargadora Solange Maria Santiago Morais (presidente), a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque e o desembargador David Alves de Mello Junior. Os três são os desembargadores mais antigos do TRT-11. A juíza convocada Eulaide Maria Vilela Lins completa a composição do colegiado até ser preenchida a vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na sessão de julgamento, o procurador regional do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento representou o MPT. Os trabalhos foram secretariados pela diretora da Coordenadoria de Apoio à Primeira Turma, servidora Marie Joan Nascimento Ferreira.
Autoridades presentes
Além dos integrantes do Colegiado e do MPT, também compareceram ao plenário do TJRR: a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Boa Vista, Samira Márcia Zamagna Akel; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Amatra-XI), juiz do trabalho Adelson Silva dos Santos; o procurador de justiça de Roraima, Edson Damas, entre outras autoridades. A sessão também contou com a presença de servidores do TRT-11 e do TJRR, advogados inscritos para a sustentação oral e estudantes de Direito.
Confira a galeria de imagens.
Assista à íntegra da sessão no YouTube
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Fotos: Antonio Diniz (NUCRI/TJRR)