Programação diversificada teve também solenidade de reafirmação dos princípios da Carta da Terra Internacional
No dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, o TRT-11 participou de solenidade de reafirmação dos valores e princípios da Carta da Terra Internacional, declaração global para um futuro sustentável do planeta. Realizado pelo Instituto Soka Amazônia, o evento “Consciência e Ação: Cuidar da Vida, Proteger o Planeta” contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva; da diretora executiva da Organização Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela; e da Comitiva Soka Gakkai do Japão.
A Carta da Terra é um documento internacional diretamente ligado a proteção do meio ambiente. É uma declaração global para um futuro sustentável, com visão sistêmica que reúne quatro princípios fundamentais e indissociáveis: 1) cuidar da comunidade; 2) integridade ecológica; 3) ambiente de paz, democracia, não-violência; e 4) justiça social e econômica.
Ações realizadas
Ainda como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho o TRT-11 realizou a doação de 250 mudas de árvores nativas da Floresta Amazônica, frutíferas e ornamentais. Promovido no Fórum Trabalhista de Manaus, o evento faz parte do Projeto Arborizar, realizado anualmente pelo Regional em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semmas). A ação visa colaborar para a ampliação das áreas verdes da cidade, envolvendo a população nesse processo. A distribuição de mudas contou com a adesão de magistrados, servidores e jurisdicionados.
Em 8 de junho, o Grupo de Trabalho designado para elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do TRT da 11ª Região participou de uma ação ambiental no barco-escola da Startup Tree Earth. A iniciativa contou com palestras sobre educação ambiental e plantio de árvores em uma área degradada da Floresta Amazônica. Participaram os servidores do TRT-11 integrantes do GT: Hylace M. Braga Filho, Paula Sauer Diehl e Vicente Fernandes Tino.
Acordo de cooperação
Neste momento, o TRT-11 estuda proposta para formalização de Acordo de Cooperação Técnica com startup para o desenvolvimento de projetos visando a conscientização ambiental. O acordo ocorrerá por intermédio do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade do Regional (Liods), e objetiva a realização de atividades educacionais, plantio de mudas e ações sociais com capacitação de jovens de comunidades ribeirinhas.
As ações realizadas pelo TRT-11 durante a Semana Nacional do Meio Ambiente estão diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Pacto Global. São atingidos diretamente os ODS n° 13 e 15, que tratam, respectivamente, da “tomada de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos” e “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”. Também se relacionam os ODS n° 1 e 2, “Erradicação da Pobreza” e “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, visto que a recuperação dos ecossistemas impacta diretamente na produção de alimentos e na economia, principalmente aquela ligada à agricultura e indústria.
Texto: Seção Socioambiental, com edições da Comunicação Social.