A Coordenadoria de Comunicação Social produziu 303 notícias, mais de 1.500 artes gráficas, além de 1.300 posts e stories nesse período
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), produziu 303 notícias no 1º semestre de 2023. A partir do conteúdo elaborado, o TRT-11 conquistou 1.479 menções na mídia (site, jornal impresso, TV e rádio) com retorno espontâneo que corresponde a R$ 4,3 milhões. No mesmo período, foram mais de 1.500 artes gráficas, além de 1300 posts e stories para as redes sociais.
Os dados e a análise da repercussão na mídia incluem, ainda, 186 comunicados veiculados e o ranking das dez notícias mais acessadas no portal do TRT-11 com publicação de janeiro a junho de 2023. O retorno espontâneo se refere à valoração do espaço ocupado e tempo de exposição, apurando-se o montante que seria pago caso a publicação fosse adquirida comercialmente.
O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, parabenizou a equipe da Coordcom e salientou que os dados reiteram o interesse da sociedade pelas informações sobre a Justiça do Trabalho nos estados do Amazonas e de Roraima. “Nosso objetivo é alcançar os cidadãos nas localidades mais longínquas, especialmente os mais vulneráveis e sem esquecer os excluídos digitais”, frisou ao abordar o papel da comunicação institucional e a relevância da parceria com a imprensa.. De acordo com o dirigente, os números da Comunicação Social estão em sintonia com um dos eixos do Plano de Gestão da Presidência, que é a aproximação com a sociedade. Por isso, a importância do conteúdo de qualidade sobre serviços e decisões, em linguagem simples, humanizada e inclusiva.
Para o diretor da Coordcom, Matheus da Silva Santos, o balanço do primeiro semestre de 2023 é o resultado do trabalho de uma equipe extremamente dedicada, que “veste a camisa” e mostra empenho em divulgar as pautas inovadoras do tribunal. Além disso, o gestor explica que o levantamento ajuda a avaliar e aperfeiçoar os projetos e as ações da Coordcom, tudo em observância à Política de Comunicação Social no âmbito da Justiça do Trabalho.“Buscamos a excelência a cada dia. Por isso, esses números nos deixam confiantes de que estamos no caminho certo”, afirmou. Atualmente, a equipe de Comunicação do TRT-11 é composta por onze servidores lotados, três profissionais terceirizados (dois designers e um jornalista) e uma estagiária de jornalismo.
As dez notícias mais acessadas
O ranking das notícias mais acessadas no portal do TRT-11 é um dos indicadores sobre as pautas que mais despertam o interesse da sociedade. De janeiro a junho de 2023, a Coordcom publicou 303 notícias, com média de 50 por mês. Juntas, as dez matérias mais acessadas somam mais de 13 mil visualizações. Entre elas, cinco são sobre os desdobramentos do concurso público C-076. Publicada em janeiro de 2023 e com mais de 2.600 acessos, a notícia que obteve o primeiro lugar abordou a proximidade da expiração do concurso e as articulações para provimento de cargos efetivos. Também figuram no ranking as quatro notícias de posses dos novos servidores que preencheram as vagas autorizadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). no início deste ano. As cerimônias ocorreram nos meses de abril e junho.
A nomeação do desembargador Alberto Bezerra de Melo no dia 20/4, em vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional, conquistou o quarto lugar com 1.181 acessos. Outros assuntos desse ranking foram o treinamento dos policiais judiciais do TRT-11 na Polícia Federal, o retorno das audiências presenciais em todas as Varas do tribunal e duas decisões jurídicas. Confira o Top 10, por ordem decrescente.
1) TRT-11 articula novas nomeações do concurso em vigor que encerra em junho
2) TRT-11 empossa 17 novos servidores
3) Aprovados no concurso homologado em 2017, mais 11 servidores tomam posse no TRT-11
4) Alberto Bezerra de Melo é nomeado desembargador do TRT-11
5) Posse de 13 novos servidores do TRT-11 encerra concurso público homologado em 2017
6) Mais 22 novos servidores são empossados no TRT-11
7) Agentes de Polícia Judicial do TRT-11 terão acesso a treinamento com a Polícia Federal
8) Ato Conjunto regulamenta retorno das audiências presenciais em todas as Varas do Trabalho do TRT-11
9) Policial militar obtém reconhecimento de vínculo de emprego com igreja no AM
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Foto: Banco de Imagens