Servidores do Regional farão cursos de libras para melhor atender à população surda
Na última terça-feira (17/10), Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover ações conjuntas que contribuam para o acesso à justiça e promoção da cidadania. O documento foi assinado pelo presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, e pelo reitor do IFAM, Jaime Cavalcante Alves, durante encontro realizado na Reitoria do Instituto.
A parceria entre os órgãos federais será desenvolvida por meio de cursos e programas de aprendizagem em todo o Estado do Amazonas. Além de um Centro de Idiomas que oferece cursos de Libras e línguas indígenas, o IFAM possui 17 campus distribuídos pela capital e interior do Estado, abrangendo todas as jurisdições das Varas do Trabalho do TRT-11 no Amazonas.
O reitor do Instituto destacou a importância do acordo celebrado. “Educação pública e a justiça social são pilares fundamentais da cidadania”, afirmou. Como contrapartida, o TRT-11 da 11ª Região contribuirá para a produção de materiais didáticos sobre direitos trabalhistas, que serão produzidos em língua indígena. Além disto, também serão ofertados cursos e palestras aos alunos do IFAM.
Com vigência de 5 anos, o acordo não oneroso foi fruto de articulação da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) do TRT-11, junto à Pró-Reitoria de Extensão do IFAM. “A capacitação de servidores na Língua Brasileira de Sinais é fundamental para garantir o pleno acesso à justiça e este acordo reforça o compromisso do TRT-11 com políticas de acessibilidade e cidadania”, disse o diretor da Codep, Lucas Prado. As primeiras turmas do curso de Libras Jurídico estão planejadas para ter início ainda este ano de 2023.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Codep, com edições da Comunicação.
Fotos: Renard Batista