Em atenção ao convite da Prefeitura Municipal de Manaus, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) prestigiou, na última terça-feira 19/9, a inauguração da Sala de Bem Estar do Servidor da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Representaram o tribunal, a juíza auxiliar da presidência, Carolina Lacerda França, a diretora da Coordenadoria de Saúde do TRT-11 (Codsau), médica Karla Petruccelli Israel e a assistente-chefe da Codsau, Ednéia Silva dos Santos.
A comitiva do TRT-11 visitou as instalações da Sala e conheceu as funcionalidades dos equipamentos de automassagem , além de ter acesso aos relatórios de experiências anteriores de instalações similares em outros órgãos da administração pública . É o caso, por exemplo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que possui ambiente similar desde 2022 e onde a avaliação por parte dos usuários das instalações é bastante positiva.
Foram apresentadas ainda informações referentes à redução de absenteísmo (falta ao trabalho por problemas de saúde) e lesão por esforço repetitivo propiciadas pelas pausas durante o trabalho para realização de relaxamento e automassagem, comprovando os benefícios à saúde e produtividade dos usuários desses espaços.
O prefeito de Manaus David Almeida, ao descerrar a placa de inauguração da Sala de Bem Estar, anunciou a proposta de replicar o modelo em outros órgãos da administração pública municipal como um sinal de valorização aos servidores. Também é consenso das representantes do TRT-11 presentes à inauguração que seria extremamente benéfica a instalação de ambientes semelhantes nas unidades do Tribunal no Amazonas e em Roraima, por tratar-se de proposta adequada ao cumprimento das Metas de qualidade de vida do servidor no CSJT, da Agenda 2030 da ONU e do planejamento estratégico da Gestão 2023-2024 do TRT da 11ª. Região.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina