Medalha do Mérito do Judiciário marcou aniversário de 47 anos do Tribunal paranaense
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário conhecida como Ordem das Araucárias. A honraria foi concedida no grau Grã Cruz. Sob a condução da presidente do TRT-9, desembargadora Ana Carolina Zaina, a solenidade ocorreu em Curitiba (PR) durante sessão solene do Tribunal Pleno no último dia 25 de setembro.
A cerimônia de outorga da comenda foi um dos pontos altos da celebração dos 47 anos do Tribunal, completados no último dia 17 de setembro. Entre as personalidades agraciadas, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes Corrêa, também recebeu a comenda no grau de Grã Cruz. Receberam a homenagem ministros, ministras, ex-presidentes do TRT-PR e autoridades, intelectuais, magistrados e profissionais que se destacam na defesa da Justiça do Trabalho.
Distinção
A comenda foi criada pela Resolução Administrativa n° 19/2013 e se destina a “distinguir e perpetuar a memória do labor de pessoas em prol do engrandecimento da instituição judiciária do trabalho em todos os níveis de atuação”, conforme descreve o documento. Ela constitui-se de dois graus: Grã-Cruz e Comendador.
O grau de Grã-Cruz destina-se a chefes dos Poderes Executivo e Legislativo, ministros de estado, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, ministros dos Tribunais Superiores e desembargadores do TRT-PR. O grau de Comendador é outorgado, entre outros, a juízes de primeiro grau da Justiça do Trabalho do Paraná, magistrados de outros tribunais, procuradores do Trabalho, secretários de estado, parlamentares, autoridades e demais cidadãos. Neste ano, o Conselho da Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho da 9ª Região decidiu outorgar a réplica do Grão-Colar aos magistrados que presidiram o Tribunal em sua história.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro com informações do TRT-9
Fotos: TRT-9