Ações para o público interno e externo incluem uma palestra sobre o tema no dia 28/9
Precisamos falar de suicídio, sim. Diferente da crença comum a recomendação dos especialistas é de que precisamos falar, conversar, orientar, acolher. E em todos os ambientes, inclusive no local do Trabalho. E com esse objetivo, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-11) por iniciativa do Programa Trabalho Seguro (PTS) e da Coordenadoria de Saúde (Codsau) preparou uma programação especial para públicos internos e externos focada na prevenção ao suicídio. Com o tema “Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução”, a campanha envolve palestras no dia 28 e visitas às sedes do Tribunal, entre outras ações.
Nesta segunda-feira 4/9 aconteceu o segundo e último dia de visitas da equipe da Codsau com a participação da psicóloga Carolina Pinheiro e do psicólogo Gabriel Fernandes da empresa Lifemed, acompanhados da juíza substituta da 13ª Vara do Trabalho do TRT-11 e gestora do Programa de Trabalho Seguro (PTS), Amanda Midori Ogo Alcântara. Eles percorreram todos os setores do prédio do TRT-11 na Rua Visconde de Porto Alegre e depois do prédio anexo (Avenida Tefé), no bairro Praça 14, zona centro-sul de Manaus conversando e passando orientações sobre como falar do caso entre colegas de trabalho. Na sexta-feira, 1/9, a visita ocorreu no Fórum Trabalhista de Manaus, na Rua Ferreira Pena, Centro, com a presença do Juiz do Trabalho Substituto da 19ª Vara do Trabalho de Manaus, Vitor Graciano de Souza Maffia, também gestor do PTS.
A psicóloga Carolina Pinheiro alertou que os colegas de escritórios muitas vezes podem ser os primeiros a perceber que alguém tem problemas pelo comportamento, pelos comentários, pelas atitudes, às vezes até pela forma que responde aos demais colegas que pode ser de forma agressiva. “É importante chegar junto, perguntar se está bem. Isso não é uma invasão de espaço”, explica. “Isso faz o colega se sentir percebido no ambiente”, complementa o também psicólogo, Gabriel Fernandes.
Apesar de ser necessária essa preocupação com o outro no local de trabalho, os psicólogos alertam que é preciso reconhecer também nossas limitações em lidar com o tema, e que é sempre bom incluir na conversa a recomendação para a busca de ajuda especializada. “Cada caso é um caso. É preciso sentir para o que a pessoa está aberta: para uma conversa, para uma mensagem ou para uma atividade esportiva, por exemplo”, diz Carolina Pinheiro.
Programação
Para disseminar a cultura da prevenção ao suicídio, o TRT-11 vai promover no dia 28/9, às 8h3 a palestra com o psiquiatra da Codsau, Heider Souza, no Fórum Trabalhista de Manaus. Antes disso, no dia 10, a fachada do Fórum terá uma iluminação especial, na cor amarela. Também foram afixados na entrada doselevadores, caixinhas de mensagens motivadores que vão desde letras de música a mensagens espirituais e de cunho humorístico.
A Codsau também emitiu boletim especial com mais informações e orientações sobre o setembro amarelo. E os pontos eletrônicos agora permitem que os servidores possam anonimamente comentar como estão se sentido no dia a dia, iniciativa promovida pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP). Todas as ações do TRT-11 seguem a Resolução 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina
Fotos: Renard Silva