Entre os assuntos discutidos, está uma ação cidadania que o Município pretende realizar em janeiro de 2024, em comunidades ribeirinhas e indígenas.
Nesta segunda-feira (4/12), o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Linder Rojas de Paiva, e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Cleide Ana Brotas Paiva, realizaram uma visita institucional à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, na sede do Poder Judiciário, em Manaus. Na pauta principal, a realização de ação de cidadania, marcada para os dias 8 a 24 de janeiro do ano que vem, em comunidades ribeirinhas e indígenas do município.
Durante a visita, Denis Linder Rojas de Paiva destacou que a iniciativa visa oferecer atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além da emissão da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª vias), do RG e recadastramento em programas sociais, beneficiando diretamente as famílias dessa região, principalmente aquelas que enfrentaram dificuldades para acesso a serviços básicos neste segundo semestre devido à estiagem histórica. Em outubro, o município havia decretado estado de emergência e registrava mais de 20 comunidades ribeirinhas e 65 aldeias indígenas profundamente afetadas pela seca, sem condições de deslocamento e obtenção de alimentos e com dificuldades para obter água, remédios, combustível e outros produtos, segundo o prefeito.
Denis Rojas de Paiva aproveitou a oportunidade para solicitar apoio da CGJ/AM, reconhecendo a importância dessa parceria na execução do projeto, por meio também da atuação do cartório extrajudicial do município, uma vez que é atribuição da Corregedoria promover a fiscalização e controle dos serviços notariais e registrais no estado, verificando o cumprimento das normas vigentes pelas serventias extrajudiciais.
Recebidos pelo chefe de Gabinete da CGJ/AM, Sérgio Amorim, o prefeito e a primeira-dama do município discutiram estratégias para assegurar o sucesso da iniciativa. A visita também ressaltou a importância da colaboração entre órgãos públicos para enfrentar os desafios de levar esses serviços às comunidades mais distantes, especialmente aquelas que abrigam um grande número de populações indígenas.
Amorim lembrou que Atalaia do Norte, na fronteira com o Peru, foi um dos seis municípios visitados pela Corregedoria no final de outubro deste ano, quando esteve na Calha do Alto Solimões. Durante esse trabalho, a equipe da CGJ testemunhou os problemas vividos pelas famílias da região devido à seca extrema. “Essa iniciativa do Município reforça o comprometimento mútuo em buscar soluções práticas que possam melhorar a qualidade de vida do cidadão que vive nesses locais mais distantes do Amazonas”, comentou o chefe de Gabinete da CGJ, Sérgio Amorim.
Texto e Fotos: Acyane do Valle | CGJ/AM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660