O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, prestigiou a posse da nova gestão do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), sediada no auditório da Corte de Contas amazonense na manhã desta segunda-feira (2). A nova gestão é composta por 20 médicos titulares e 20 suplentes, eleitos com mais de 70% de aprovação.
A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade médica, incluindo o secretário de saúde do Amazonas, Anuar Abdul Samad. O destaque da cerimônia de posse foi a reeleição do médico Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima para o cargo de presidente do Cremam, no período de 2023 a 2028.
Durante o evento, o presidente reeleito fez um balanço da gestão anterior, revelando que nos últimos cinco anos, o Cremam realizou 860 fiscalizações, inscreveu 687 novas empresas médicas e apurou 87 denúncias. Somente este ano, mais de 130 fiscalizações foram realizadas na capital e no interior do Amazonas.
Os conselheiros empossados assumiram o compromisso de zelar pela ética médica, qualidade na assistência e valorização da profissão, estabelecendo metas para melhorar a saúde no Amazonas nos próximos cinco anos.
Além dos 40 conselheiros, a nova gestão do Cremam também contará com dois médicos indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Médica do Amazonas (AMA).