Na entrevista, a magistrada explica como se deu o processo de tradução da Constituição Federal, pela primeira vez, para uma língua indígena. O referido projeto teve o TJAM e ESMAM como protagonistas, em colaboração com o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.
A juíza Andrea Jane de Medeiros é a entrevistada do programa “TJAM PODCAST” que chega, nesta semana, à quinta edição.
No programa, a magistrada – que é titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Manaus e pesquisadora de Direitos Políticos dos Povos Indígenas – aborda os projetos do Poder Judiciário, voltados para os povos originários e explica como seu deu o processo que resultou na tradução da Constituição Federal, pela primeira vez, para uma língua indígena.
A tradução da Constituição Federal para a língua Nheengatu trata-se de um projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas em colaboração com o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.
A Constituição Federal, traduzida pela primeira vez para uma língua indígena, foi lançada em julho deste ano em solenidade realizada no município de São Gabriel da Cachoeira-AM – município com o maior contingente populacional indígena no País – e que contou com a presença da presidente do STF e do CNJ, Ministra Rosa Weber; da Ministra (do STF), Cármen Lúcia e da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge.
Cique Aqui e acesse a nova edição do Programa TJAM PODCAST
O programa “TJAM PODCAST” é um espaço de entrevistas para que a sociedade possa conhecer as ações do Tribunal de Justiça do Amazonas, seus serviços, projetos e iniciativas.
Lançada em junho deste ano, todas as edições do programa estão disponíveis no canal do TJAM no Youtube e nas plataformas de streaming (Spotify; Deezer e Google Podcast).
O programa também vem sendo transmitido quinzenalmente, às segundas-feiras em TV aberta, pela emissora Encontro das Águas, transmissora da TVE Brasil.
#PraTodosVerem: Na foto que ilustra a matéria, o registro fotográfico da participação da juíza Andrea Jane de Medeiros no programa “TJAM PODCAST”. Na imagem, a magistrada usa uma blusa de cor vermelha e um blazer na cor branca. A magistrada segura a Constituição Federal traduzida para a língua indígena Nheengatu, cuja capa tem as cores verde e branca. A edição traz a seguinte expressão na capa: “MUNDO SATURUSU” WAÁ.
Afonso Júnior
Foto: Youtube.com (Acervo)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660