Dezoito liberados provisórios receberam o certificado dos cursos de “Treinamento Básico Operacional (TBO)” e de “Norma Regulamentadora 12 (NR12)”.
O Projeto Reeducar, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e com o Sistema Nacional de Empregos (Sine Manaus), realizaram na última segunda-feira (05/06) a entrega de certificados a 18 liberados provisórios que integram o projeto e concluíram os cursos de “Treinamento Básico Operacional (TBO)” e de “Norma Regulamentadora 12 (NR12)”.
As aulas tiveram início dia 9 de maio e os cursos qualificam os inscritos a concorrerem a vagas na área de produção de indústrias com conhecimento das normas estabelecidas pelo Governo Federal para a proteção no uso de máquinas e equipamentos, além de prevenção de acidentes e doenças.
Os alunos receberam os certificados das mãos da coordenadora do projeto e titular da 11.ª Vara Criminal, juíza Eulinete Tribuzy, que reiterou a importância de eles aproveitarem a chance de quitar os deveres com a Justiça e a possibilidade de um plano profissional com benefícios para si e para a sociedade.
“Uma vez concedida a liberdade provisória para que o reeducando responda pelo crime em liberdade, o ‘Projeto Reeducar’ busca orientá-los a utilizar com qualidade esse tempo precioso, evitando a decisão equivocada de reincidir no crime. Em mais de uma década de atividade, esta estratégia nos levou a uma estatística de apenas 3% de reincidência em um universo de mais de 16 mil assistidos. Tudo isso graças a parcerias fortes como a Defensoria Pública, a Semtepi, o Senac, o Senai, a Sejusc, o Alcoólicos e o Narcóticos Anônimos, a OAB e várias outras entidades que oferecem esse suporte ao Judiciário e mais segurança à sociedade”, disse a magistrada.
Entre os liberados provisórios que estão buscando uma requalificação no mercado de trabalho e receberam o certificado, está D.N.T., 26, que contou ter visto pela primeira vez algo sobre TBO em um cartaz dentro de um ônibus. “O curso foi muito legal, me trouxe uma perspectiva diferente do que eu tinha, me deu várias ideias de trabalhos que posso fazer e fiquei muito feliz com isso”, afirmou.
Assim como os demais alunos que encerraram o curso na segunda-feira, D.N.T foi orientado pela equipe de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) a realizar cadastro e enviar o currículo com o novo certificado para concorrer a vagas de emprego disponíveis no portal do Sine Manaus, por meio do link: https://semtepi.manaus.am.gov.br/sine-manaus/.
Além dos reeducandos que receberam certificados, estiveram presentes na sala do projeto, no 3.º andar do Fórum Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, outros 32 liberados provisórios, que receberam orientação sobre as diretrizes do Reeducar e ouviram palestras orientativas da equipe o Narcóticos Anônimos (NA), do Alcoólicos Anônimos (AA) e do membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM, advogado Josemar Berçot.
Sandra Bezerra
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660