Foram dois dias de formação, sendo o primeiro, presencial, para servidores da capital; e o segundo, por videoconferência, para servidores das comarcas do interior do Estado.
Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas participaram do curso “Painéis de Metas e Business Intelligence (BI)”, promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM). Na segunda-feira (27/02), a capacitação foi ministrada na modalidade presencial, no auditório do Centro Administrativo Des. José Jesus Ferreira Lopes, para servidores das unidades da capital. Nesta terça-feira, foi a vez dos servidores das unidades do interior do Estado participarem, por meio de videoconferência.
O instrutor responsável pela capacitação foi o servidor José Edson Ferreira Jr., mestre em Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do TJAM. José Edson apresentou o glossário das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as ferramentas de Business Intelligence desenvolvidas pelo Tribunal para controle dos indicadores que são avaliados para o cumprimento dessas metas.
“A formação é importante para divulgar os painéis para as unidades judiciárias, pois as ferramentas de BI são úteis para a gestão processual das unidades. Por meio delas consegue-se observar como anda o acervo; verificar as suas situações; detectar processos antigos; processos que poderiam ser baixados; verificar os indicadores, sua situação atual; taxa de congestionamento; índice de atendimento à demanda; entre outros”, destacou o instrutor.
O diretor de secretaria da 10.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, Manrique Maciel, que participou da capacitação, elogiou a iniciativa da Ejud de oferecer cursos que auxiliam as Varas a focar no que é importante e essencial para a melhoria do trabalho, garantindo eficiência e eficácia.
Mônica Mendonça, servidora lotada na 1.ª Vara de Família, disse que o curso foi uma boa oportunidade para tirar dúvidas. “Na minha opinião, esse tipo de curso deve ser feito pelo menos duas vezes durante o ano, para que os servidores possam se atualizar e verificar a questão das movimentações. É um modelo que abre espaço para uma troca, é muito mais eficiente para o servidor”, disse Mônica.
Videoconferência
Na manhã desta terça-feira (28), ocorreu o segundo dia do curso, direcionado aos servidores que atuam nas Varas e nos Juizados das comarcas do interior do Amazonas. O encontro, que foi realizado por meio de videoconferência na plataforma do Google Meet, abordou o tema com ênfase nas demandas do interior, com o objetivo de fortalecer essas unidades na gestão dos indicadores das Metas do CNJ para 2023.
José Edson, que também foi instrutor nesse segundo dia de curso, falou com os servidores sobre o Painel de Metas criado pelo Conselho Nacional de Justiça, explicando em detalhes o que ele é, o modo como ele é implementado e qual a real importância para que os tribunais saibam quais são os requisitos nele descritos e como melhor alcançá-los.
Para o coordenador de rotinas administrativas da Escola Judicial, Rafael Santos, o curso foi de “grande valia, pois teve uma grande adesão dos servidores do interior, e grande engajamento, tanto na participação durante a aula como também quando foi aberta a sessão de perguntas”. O servidor terminou sua fala reiterando que está contente com a adesão dos participantes, e, em sua visão, a iniciativa foi um sucesso, pois está atendendo as demandas não só dos diretores, como também dos servidores das varas interioranas.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra o auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes, onde ocorreu a capacitação promovida pela Ejud. No palco, o instrutor Edson Ferreira Jr está em pé e fala diante da plateia.
Texto: Igor Braga e Nicolle Brito
Foto: Chico Batata
Revisão Gramatical: Joyce Tino
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