A atividade reuniu servidores e estagiários e teve transmissão pelo canal do TJAM no YouTube.
O Subcomitê de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Sesis/TJAM), promoveu nesta sexta-feira (27/1) uma “Roda de Conversa sobre Saúde Mental” tendo como palestrante a neuropsicóloga Rosemeire Simões Cavalcante.
A atividade, que teve transmissão ao vivo pelo canal do TJAM no YouTube, foi realizada em uma das salas do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes (edifício anexo à sede do TJAM), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e integra a “Campanha Janeiro Branco”, que tem a finalidade de levar à sociedade a reflexão sobre o tema, de forma a melhorar sua qualidade de vida; proteger a saúde mental; estar atento a sinais de algum desequilíbrio desse quadro e sempre buscar ajuda quando estiver em sofrimento emocional.
A ação faz parte do plano estratégico anual do Subcomitê de Saúde, que é presidido pelo desembargador Elci Simões de Oliveira.
No Judiciário, a campanha também atende às diretrizes da Resolução n.º 207, de 15 de outubro de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual determina a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores. Um dos principais objetivos é definir princípios, diretrizes, estratégias e parâmetros para a implementação, em caráter permanente, de programas, projetos e ações institucionais voltados à promoção e à preservação da saúde física e mental desses.
“A campanha é voltada para o equilíbrio da saúde mental e convidamos a doutora Rosemeire Simões, que é psicóloga da Geap Saúde, para falar um pouco, de uma forma descontraída, nessa Roda de Conversa, sobre o tema, que é muito significativo na atualidade, pois a saúde mental é um dos pilares do tripé da saúde”, afirmou a secretária da Sesis/TJAM, médica Ana Cyra Saunders.
“Agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês nesta manhã, pois é sempre bom tocar os corações. Quanto mais trabalhamos a saúde mental, mais nos reconectamos, organizamos e produzimos melhor, encontrando um certo equilíbrio e uma dimensão melhor de visão da vida, do mundo. De como as coisas devem ser feitas e aceitas”, disse a neuropsicóloga Rosemeire Cavalcante.
Isabel Meire, 24, e Tharzio Silva, 22, ambos estagiários da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep/TJAM), acompanharam a Roda de Conversa e salientaram a importância da atividade nos tempos atuais.
“É extremamente importante para todos que estabelecem uma relação dentro de uma organização, tanto estagiários quanto servidores, para entendermos a necessidade do cuidado que devemos ter em um momento de dificuldade, e saber que a organização também se preocupa com a nossa saúde”, disse Isabel.
“Acho que hoje em dia, especialmente no nosso ambiente de atividade, esse assunto é cada vez mais importante e precisa ser discutido e debatido. Que bom que o Tribunal de Justiça está nos oferecendo essa oportunidade, que vai agregar muito ao nosso conhecimento, com certeza”, comentou Tharzio Silva.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz ao centro a neuropsicóloga Rosemeire Simões Cavalcante falando, ao microfone, para servidores e estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas que estão sentados durante a roda de conversa sobre Saúde Mental realizada nesta sexta-feira (27/1); ela aparece em pé, com uma camisa marrom com detalhes na cor preta, e à sua frente está posicionada uma câmera cinematográfica e atrás uma tela de projeção branca.
Paulo André Nunes
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660