Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Solenidade no Teatro Amazonas marca a abertura do “VIII Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”
Tribunal de Justiça

Solenidade no Teatro Amazonas marca a abertura do “VIII Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”

8 de novembro de 2023
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Organizada pelo Tribunal de justiça do Amazonas, anfitrião desta edição do encontro nacional, a solenidade reuniu, além dos gestores das cortes estaduais brasileiras, autoridades amazonenses, magistrados e servidores da justiça, e foi marcado por videoconferência proferida pelo ministro do STJ, Mauro Campbell.


 

O Teatro Amazonas, no Centro Histório de Manaus, foi o local da cerimônia de abertura, na noite desta quarta-feira (8/11), do “VIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de justiça do Brasil (Consepre)”. Organizada pelo Tribunal de justiça do Amazonas, anfitrião desta edição do encontro nacional, a solenidade reuniu, além dos gestores das Cortes estaduais brasileiras, várias autoridades amazonenses, magistrados e servidores da justiça.

A cerimônia foi aberta pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge e pelo presidente do TJ de Goiás e do Consepre, desembargador Carlos França. O ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ) e diretor da escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques, foi o conferencista da noite.

O “VIII Consepre” acontece até a próxima sexta-feira (10/11) na capital amazonense, discutindo temas como a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário nacional, entre outros assuntos.

Em seu discurso de abertura, a presidente Nélia Caminha deu as boas-vindas aos participantes do evento e disse que o encontro do Consepre é uma oportunidade não apenas para a troca de conhecimentos e compartilhamento de ideias, experiências e boas práticas, mas também “um marco significativo para a nossa comunidade jurídica, pois celebramos o espírito de colaboração e cooperação do Judiciário brasileiro em prol da justiça, dos cidadãos e do jurisdicionado, objetivos que nos unem neste evento”.

O presidente do Consepre, desembargador Carlos França, comentou sobre a importância do encontro em terras amazônicas. “O Poder Judiciário sairá mais fortalecido após este ‘VIII Consepre’. Sairemos maiores e melhores do que chegamos. Meu muito obrigado à presidente Nélia Caminha Jorge, nossa anfitriã, e um abraço a cada um dos presidentes participantes. Nossa responsabilidade é imensa para que a troca de experiências resulte no oferecimento de um melhor serviço à sociedade”, salientou França.

Conferência

Na conferência de abertura, realizada por meio virtual, o ministro Mauro Campbell Marques ressaltou o trabalho que é feito no Judiciário nacional e o empenho dos juízes, e apresentou um balanço dos resultados que têm sido alcançados pela Enfam, instituição da qual é o atual diretor. Ele destacou a importância do Consepre nas ações pautadas no aperfeiçoamento dos magistrados e que “a magistratura deve cultivar princípios rígidos, éticos, com dignidade, etiqueta e protocolo do cargo”.

O ministro encerrou sua conferência desejando êxito aos presidentes presentes no “VIII Consepre. “Desejo êxito e que muitos frutos sejam colhidos desse Encontro e agradeço a presença de todos no Amazonas, em particular em Manaus, minha terra natal”, finalizou o ministro Campbell.

Homenagem

Durante a cerimônia, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi agraciada com a “Medalha do Reconhecimento” outorgada pelo Consepre.

A solenidade foi encerrada com a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro Marcelo de Jesus.

Programação

Nesta quinta-feira (9/11), as atividades do “VIII Consepre” iniciarão às 9h30, no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio, na Sede do Tribunal de justiça do Amazonas, com a apresentação do juiz auxiliar da Presidência do TJAM, magistrado Igor Campagnolli, que tratará sobre o tema “Juiz de Garantias: Caminhos Concretos para a Implementação”. Às 10h40, o juiz diretor da CPE do TJMS, magistrado Olivar Augusto Roberti Coneglian, abordará o assunto “Centrais de Processamento e Unidades de Processamento Judicial” e; às 11h35 o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de justiça de Goiás, Reinaldo de Oliveira, que vai falar sobre a “Busca Eletrônica em Registros Usando Linguagem Natural”.

À tarde, às 14h30, o Plenário será o local da reunião reservada com os presidentes dos Tribunais de justiça, e no mesmo horário, no 1.º andar do prédio anexo do TJAM, acontece a reunião de trabalho dos juízes auxiliares e assessores dos Tribunais.

Às 16h15, o conselheiro do Conselho Nacional de justiça (CNJ), Márcio Luiz Coelho de Freitas, fará uma apresentação sobre o tema “Precatório”.

Na sexta-feira (10/11), último dia do 8º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de justiça do Brasil, a abertura dos trabalhos, às 9h, será no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio com a apresentação do presidente do Tribunal de justiça de Rondônia (TJRO) e vice-presidente do Consepre, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que vai abordar o tema “Poder Judiciário Disruptivo e Inteligência Artificial”.

Às 10h20 haverá a leitura e aprovação da Carta do Encontro e o encerramento do 8º Consepre com as palavras do ministro de Estado da justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, que falará sobre “O Direito Digital e o Sistema de justiça no Brasil”; da presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; e do presidente do Tribunal de justiça de Goiás (TJGO) e do Consepre, desembargador Carlos França.

 

Confira mais fotos do evento:

https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720312533412

 

#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra os presidentes dos TJs Estaduais do Brasil posando para a foto oficial do VIII Consepre, no palco do Teatro Amazonas, onde ocorreu a solenidade de abertura do evento na noite desta quarta-feira.

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata e Marcus Phillipe

Edição de texto: Terezinha Torres

Edição de fotografia: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:ManausSegurança Pública
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?