O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) via Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) realizou, nesta quarta-feira (30), a apresentação de resultados do Projeto de Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho (GDFT) e Gestão por Competências (GPC) do Controle Externo da Corte de Contas amazonense.
Com o apoio da presidência do TCE-AM e em parceria com a Leme Consultoria, o projeto vem sendo desenvolvido com o intuito de determinar quantos e quais servidores são necessários para o pleno funcionamento de um setor do Tribunal, além de analisar o que é preciso priorizar no desenvolvimento das pessoas para que se atinja os níveis ideais de produtividade.
Introduzindo as metodologias e estratégias tomadas para a estruturação de uma arquitetura organizacional, o consultor da Leme, Victor Barbalho, apresentou, previamente, os resultados para o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, que afirmou em reunião a importância dos levantamentos feitos pela Leme Consultoria para as deliberações acerca das necessidades atuais e futuras do órgão.
“Os resultados do dimensionamento realizado pela consultoria empresarial Leme serão importantes para desenvolver estratégias de intervenção no Tribunal para que a gente consiga identificar os problemas e promover as mudanças necessárias”, declarou o conselheiro-presidente Érico Desterro.
Em seguida, foram mostrados os comparativos dos resultados entre os métodos de Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho (GDFT) e Gestão de Competências (GPC), assim como foram sugeridos encaminhamentos para a otimização e uniformização das competências de líderes e equipes baseados nas respostas dadas ao longo do Projeto.
Além do presidente do TCE-AM, estiveram na reunião, o secretário-geral de Administração, Harleson Arueira, o secretário-geral de Controle Externo, Jorge Lobo, a diretora de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação, Thabitta Lima, além da chefe do Degesp, Merisa Mendes.
Treinamento sobre feedback
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o Degesp da Corte de Contas amazonense em parceria com a Leme Consultoria realizam os treinamentos de feedback para os gestores e servidores do TCE-AM.
O treinamento será ministrado pelo consultor da Leme, Victor Barbalho, e tem o objetivo de ampliar as possibilidades de melhor desempenho no trabalho e apresentar melhorias e recomendações que podem ser obtidas na troca mútua de informações.
A programação será dividida entre os treinamentos “Dar Feedback” e “Receber Feedback”.
No dia 31 de agosto de 2023 o treinamento é sobre Dar Feedback, de 9h às 13h, na sala 1 da ECP, para todos os gestores. Já no dia 1º de setembro, os gestores e servidores devem participar, no auditório do TCE-AM, de 8h30 às 10h30, da palestra “Receber Feedback”.