O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoveu, nesta sexta-feira (13), mais uma ação do projeto “Dente de Leite” organizado pelos servidores da Diretoria de Saúde (Disau) via Departamento de Odontologia (Deod), e pela Diretoria de Relações Institucionais da Presidência (Dirip) da Corte de Contas.
Nesta nova edição, os beneficiados foram as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social do Conjunto Santo Antônio, localizado no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, que receberam atendimento de saúde bucal.
Durante a ação, o Conjunto recebeu a visita dos especialistas da Deod que realizaram a avaliação odontológica com o intuito de identificar o estado de saúde bucal dos pacientes, aproveitando para trabalhar com eles a educação em saúde bucal mostrando formas de manter esses hábitos de higiene.
Sobre o projeto
Realizado desde abril, o projeto “Dente de Leite” acontece em dois dias de atividades. O trabalho começa na seleção e mapeamento das comunidades e conjuntos da capital amazonense, realizada pela diretora de relações institucionais da presidência, Érika Araújo, que verifica junto aos líderes comunitários a necessidade dos atendimentos.
Com as áreas mapeadas, o Departamento de Odontologia (Deod) do TCE-AM segue para as comunidades e realizam a triagem para selecionar os casos mais urgentes. Sendo assim, no segundo dia, os selecionados são transportados até a sede da Corte de Contas amazonense para um atendimento odontológico mais específico.
Ao final do atendimento, as crianças recebem um certificado de coragem, um kit dental e assistência do Tribunal para retornar ao seu ponto de partida de origem.