O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediou, na manhã desta quarta-feira (10), o I Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM).
O evento acontece até amanhã (11) e tem como objetivo debater o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo e discutir temas como Governança e Integridade Estadual, Proteção de Dados, Auditoria Governamental e Controle Social.
O encontro contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, e de secretários, dirigentes das unidades da Administração Pública Estadual, servidores da CGE-AM, das unidades de Controle Interno e das Ouvidorias Estaduais.
“O controle externo só consegue êxito ou os melhores resultados se o controle interno funcionar corretamente. Vejo com muita importância mais essa iniciativa no sentido de melhorar os controles internos do Estado e, é claro, de toda a administração pública do Amazonas. O doutor Jeibson chega na Controladoria já pondo uma marca de muita seriedade no trato dessa questão que é essencial”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.
O controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, ressaltou a importância do encontro para aprimorar a orientação e o controle na administração pública, com o objetivo de agregar valor aos processos administrativos e trazer benefícios à gestão pública.
Segundo ele, essa é uma determinação do governador Wilson Lima para garantir a eficiência, a efetividade e a transparência na utilização dos recursos públicos.
Representando o governador Wilson Lima, o titular da Secretaria de Governo do Amazonas (SEGOV), Sérgio Litaiff Filho, comentou sobre a importância do evento para o Governo do Amazonas.
“Esse é um tema de extrema importância para a administração, que é a implementação do controle interno, ferramenta imprescindível para qualquer gestor porque ela traz uma possibilidade de todos os secretários mitigarem riscos, tomarem decisões com assertividade e segurança jurídica. Essa é uma política que o governador vem implementando desde o primeiro ano de seu mandato, e hoje temos um controle interno mais robusto, prova disso é essa solenidade que participamos hoje”, disse.
Com palestras temáticas para o bom funcionamento da Administração Pública Estadual, o encontro de controle interno permitiu a reflexão sobre os desafios e oportunidades para o controle interno na gestão pública, buscando sempre aprimorar as práticas para alcançar resultados efetivos e transparentes.
Durante o evento, diversos gestores das unidades estaduais foram homenageados pela CGE-AM por suas boas práticas de controle interno.
Participaram do evento ainda a secretária do Tribunal de Contas da União no Amazonas (TCU/AM), Glenda Grando de Meira Menezes; o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas (CGU/AM), Jorge Augusto Maia Machado; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC/AM), Fernanda Cantanhede, além do titular da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Cirino Barbosa.