O evento aconteceu na última quinta-feira e foi organizado Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade.
A secretária de Auditoria Interna e Instrutora de Integridade do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Nabiha Monassa Abinader da Rocha, palestrou representando o TJAM no “II Seminário de Integridade da Ufam 2023 – Integridade pública: ações e perspectivas”, que aconteceu na última quinta-feira (09/11), no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizada no setor Norte do Campus Universitário.
O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/Ufam) com o objetivo discutir temas voltados à integridade pública e compartilhamento de boas práticas para construção e o fortalecimento de uma cultura ética e íntegra, bem como a busca pelo aprimoramento de ações de combate à corrupção.
Nabiha Monassa apresentou as “Boas Práticas de Integridade no Poder Judiciário” e pontuando que o Judiciário amazonense possui um programa bem estruturado e de contínuo monitoramento nessa área. “É a segunda vez que o Tribunal participa do ‘Seminário de Integridade da Ufam’, o que nos traz muita satisfação. É um momento para divulgar as atividades que são exercidas em volta do tema, além de conhecer boas práticas de outras unidades da Administração Pública. Apresentamos os vídeos que começaram a divulgar a implementação do programa e o resultado da pesquisa de maturidade. Além disso, mostramos que o treinamento é um dos mecanismos do programa, apresentamos as instrutorias e eventos em torno do tema”, disse a secretária.
De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, “o II Seminário é um momento para uma nova reflexão sobre as boas práticas existentes e troca de experiências com outras instituições”.
Além do reitor Sylvio Puga, o evento também contou com a presença da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, da pró-reitora de Administração e Finanças, professora Angela Neves Bulbol de Lima, da superintendente da Controladoria Regional no Amazonas da CGU, Maria Esmeralda Rodrigues, e do diretor de Controle Interno da Defensoria Pública, Luiz Felipe da Câmara Pinto.
O evento foi acompanhado por toda a equipe de servidores da Auditoria Interna do TJAM e contou, além da palestra de Nabiha Monassa, com a apresentação dos temas: “Desafios na Implementação Efetiva de Programas de Integridade”, por Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa, auditor Federal de Finanças e Controle (CGU); “Ética e Responsabilidade dos Servidores Públicos: alinhamento das condutas ao interesse público com foco em resultados”, por Adriano Fernandes, presidente da Comissão de Ética da Ufam e diretor da Faculdade de Direito da Universidade; “Transparência na Gestão Pública como Ferramenta Fundamental no Combate à Fraude e Corrupção”, por Glenda Grando, secretária do Tribunal de Contas da União no Amazonas (TCU/AM) e “Boas Práticas de Integridade na Ufam”, por Meira Menezes, pró-reitora de Planejamento (Ufam).
Sandra Bezerra
Fotos: Acervo da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660