Os itens doados integravam processos em tramitação no Judiciário e já não são mais necessários à instrução processual.
O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade e da Divisão de Depósito Público, realizou na manhã desta sexta-feira (17/02), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, a entrega de peças de roupas e calçados – itens que integravam processos em tramitação no Judiciário e deixaram de ser úteis para a instrução processual – a instituições de acolhimento e ao Serviço Social de unidades hospitalares da rede pública.
Foram contemplados com a doação o “Lar das Marias” – que atua no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social e em tratamento de câncer – ; o Grupo de Idosos Convivendo com Fé e Alegria; e os Serviços Sociais dos Hospitais “28 de Agosto”, “Dr. João Lúcio”, e “Platão Araújo”.
A entrega foi feita pelo desembargador Henrique Veiga Lima, coordenador das Varas Criminais e diretor do fórum, pela diretora da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM, Monike Antony e pela diretora da Divisão do Depósito Público, Valéria Pedrosa.
O desembargador Henrique Veiga Lima disse que o depósito passou o período de pandemia apenas recebendo os itens associados a processos e que somente nos últimos meses, com a melhora do quadro epidemiológico, foi possível retomar as doações dos materiais que já não precisam mais continuar guardados para a instrução dos processos.
“Temos que dar uma destinação a esses itens e surgiu a ideia de fazer as doações. Então, esperamos que as instituições de saúde e de caridade possam fazer o melhor proveito possível e tenho certeza de que isso vai ser feito, pois vamos continuar com esses convênios”, disse Henrique Veiga.
A diretora de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM, Monike Antony, destaca que outras instituições já foram beneficiadas com doações semelhantes. “Um exemplo é a entrega de bicicletas que estamos fazendo ao projeto ‘Pedala Manaus’. Eles vão consertar as bicicletas e doar para a comunidade”, destacou Monike Antony.
Gláucia Souza, representante do “Lar das Marias”, disse que toda doação é bem-vinda, pois os itens que não são usados são postos à venda em uma bazar promovido pela instituição. “Nossa! Não tem nem como explicar a importância, porque o ‘Lar das Marias’ sobrevive de doações, de projetos e de emendas (parlamentares). É uma instituição sem fins lucrativos, então esse material vai contribuir bastante, porque a gente tem o nosso brechó, que é uma renda diária, e esses itens vão se transformar em recursos para que a gente possa dar continuidade ao nosso projeto de atender as mulheres em tratamento de câncer, a maioria das quais vem do interior do Estado e encontra no Lar um local de acolhimento”, disse Glaucia Souza.
#PraTodosVerem – a imagem que ilustra a matéria mostra os representantes das instituições contempladas com as doações posando para foto com o desembargador Henrique Veiga (de terno azul) e a diretora de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM, Monike Antony (de blusa clara, à direita do magistrado). Eles estão todos em pé, próximos a grandes caixas de papelão que contêm os itens doados. Na parede atrás deles, destaca-se um brasão do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Carlos de Souza
Fotos: Marcus Phellipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660