Índice avalia os serviços e soluções digitais inovadoras desenvolvidas pelos Tribunais e Conselhos no Brasil.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) figura em primeiro lugar, dentre todos os 94 Tribunais brasileiros e Conselhos, no ranking que atesta o “Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD)”.
O ranking, ainda em caráter preliminar, é divulgado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sendo uma ferramenta para avaliar a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos do Poder Judiciário.
A análise decorre do cumprimento do art. 11 da Resolução n.º 370/2021 do CNJ, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o período de 2021-2026, sendo a Estratégia o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras que impulsionem a evolução tecnológica nas Cortes e Conselhos.
O Índice apresenta à sociedade uma radiografia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desenvolvidas pelo Poder Judiciário, classificando Tribunais e Conselhos de acordo com seu grau de maturidade no segmento, sendo estes níveis classificados como: “baixo”, “satisfatório”, “aprimorado” e de “excelência”.
A referida radiografia do cenário das TICs no Poder Judiciário brasileiro revela que o Tribunal de Justiça do Amazonas consolidou-se com o nível de “excelência” nos últimos cinco anos, sendo o 5.º tribunal com o maior índice nacional no ano de 2019; o 2.º com o maior índice em 2020; o 7.º em 2021; o 6.º em 2022 e, de acordo com o ranking preliminar, o 1.º neste ano de 2023.
Para a presidente da Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJAM, desembargadora Vânia Marques Marinho, o resultado – ainda que preliminar – alcançado pelo Poder Judiciário Estadual, é de grande significância e representa o reconhecimento público ao esforço e competência de todos os que atuam no segmento de Tecnologia da Informação na Corte Estadual e zelam para que o Tribunal atue com o nível de excelência almejado pelos jurisdicionados, pelos operadores do Direito e pela sociedade como um todo.
“A conquista enche o Tribunal de Justiça do Amazonas de orgulho e é fruto do esforço de dezenas de profissionais, que atuam incansavelmente para que o Judiciário Estadual se consolide com o nível de excelência almejado no segmento da Tecnologia da Informação. Em oportuno, na condição de presidente da Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJAM, agradeço e parabenizo a todos os profissionais que atuam na referida área e cujo mérito e reconhecimento pelo indicador de excelência alcançado, é justo e digno de destaque”, afirmou a desembargadora Vânia Marques Marinho, acrescentando que a conquista motiva os profissionais envolvidos com a TI a aperfeiçoar cada vez mais suas atividades e ações, em prol de um Poder Judiciário atuante, técnico e valoroso.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM, Breno Corado, também enalteceu o índice alcançado pela Corte do Amazonas no iGovTIC-JUD e afirmou que a conquista é resultado de um trabalho conjunto da Administração do TJAM, da Comissão da Gestão de TI e de todos os servidores e técnicos que atuam na área, sendo um fator motivador para o alcance de indicadores cada vez mais positivos.
Afonso Júnior
Foto: Chico Batata
Revisão gramatical: Joyce Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660