Parceria prevê o intercâmbio de conhecimentos com realização de cursos e pós-graduação para servidores do Tribunal e alunos da Universidade.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Escola Judicial (EJUD) e o Centro Universitário Fametro firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) – n.º 046/2023-TJAM – que prevê o intercâmbio de conhecimento para capacitação e qualificação dos servidores do Tribunal e dos acadêmicos da instituição de ensino superior.
O acordo, formalizado na última segunda-feira (28/08), estabelece e regulamenta a realização de cursos, palestras e pós-graduações lato sensu e strictu sensu, além de estimular e promover um intercâmbio cultural com foco no desenvolvimento institucional e de recursos humanos de interesse de ambos os partícipes.
A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, destacou a importância que a colaboração entre as duas instituições vai promover. “O Tribunal está sempre atento no sentido de viabilizar ações que contribuam para a capacitação e a qualificação permanente de seus quadros. Parcerias como esta que estamos formalizando com a Fametro e que temos mantido com outras instituições de ensino superior, também permitem o estreitamento das relações com a Academia, pois o Direito exige de nós que estejamos sempre nos atualizando, nos aprimorando para assegurar a excelência na prestação jurisdicional, que é a nossa atividade fim”, afirmou a desembargadora.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera, ressaltou que a contínua qualificação de servidores, estagiários e demais colaboradores, que atuam na prestação jurisdicional, traz impactos positivos para sociedade e no acesso à justiça e cabe a Escola essa missão.
“Por meio dessa parceria, a Ejud expande sua missão institucional, que consiste em aprimorar os projetos de capacitação destinados aos servidores do Poder Judiciário. Esses esforços contínuos têm impactos diretos na melhoria constante da entrega da Justiça no Estado do Amazonas”, enfatizou o desembargador.
De acordo com a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, a cooperação técnica tem o objetivo de estreitar os laços da universidade com a Justiça, com a realização de atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão.
“Além de tudo, ao participar das atividades, a comunidade acadêmica toma conhecimento da realidade das atividades do Judiciário conhecendo o Direito na sua concretude e pondo em prática o conhecimento teórico apreendido nos componentes curriculares”, finalizou a reitora.
#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra a presidente do TJAM, des.ª Nélia Caminha (à direita da imagem), o diretor da Ejud, des. Cezar Bandiera, e a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair. Eles estão sentados ao redor de uma mesa retangular branca, enquanto assinam os documentos de oficialização do convênio.
Elisângela Araújo | Ejud
Foto: Marcus Vinícius Pessoa | Ejud