Direcionada a magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e colaboradores do Tribunal, a ação começou nesta segunda-feira, no Fórum Henoch Reis, e prossegue até terça, no Anexo do TJAM.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deu inicio, na manhã desta segunda-feira (05/06) à Campanha de Vacinação direcionada a magistrados, servidores, estagiários, servidores terceirizados e colaboradores com receberão dosagens de vacinas contra a influenza e a covid-19. O evento é organizado por meio da parceria entre a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SESIS); o Subcomitê de Saúde; a Divisão de Serviço Social e Acessibilidade e o Comitê de Saúde do Estado do Amazonas, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Por dois dias, segunda-feira (5/6) e terça-feira 6/6, estarão disponíveis mais de 300 doses de vacina bivalente contra a covid-19 e 400 doses de vacina contra a influenza. Neste primeiro dia, a ação aconteceu no Ambulatório Médico do Fórum Ministro Henoch Reis. Na terça-feira a ação acontecerá no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes – Anexo da Sede do Tribunal.
A aplicação das vacinas ocorre a partir das 8h30 até 14h e a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do TJAM (SESIS) orienta que os interessados compareçam portando suas carteiras de vacinação.
A abertura da campanha de vacinação realizada na manhã desta segunda-feira, no Fórum Henoch Reis, teve a presença do diretor do Fórum Henoch Reis, desembargador Henrique Veiga Lima, representando a presidência do TJAM; da titular da 3.ª Vara da Fazenda Pública e coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas, juíza Etelvina Lobo Braga; da titular da Vara Única de Benjamin Constant, juiza Luiziana Teles Feitosa Anacleto, representando o desembargador Elci Simões de Oliveira, presidente do Subcomitê de Saúde do TJAM; da médica Ana Cyra Saunders Fernandes Coelho, secretária de Serviços Integrados de Saúde do Tribunal e o do representante da Semsa, Daniel Magalhães de Oliveira.
O desembargador Henrique Veiga chamou atenção para a atuação das administrações do Poder Judiciário no tocante à implementação de ações e medidas em prol de temas que interessam a todos. O magistrado falou sobre a resistência à vacinação que muitas pessoas ainda possuem, mesmo a despeito dos acontecimentos pré, durante e pós pandemia. “Uma coisa que vale a pena dizer é que esse mal não vai passar, está nos acompanhando e vai permanecer. Com a graça dos céus, com o avanço das tecnologias foi possível decifrar a cadeia desse vírus e produzir uma vacina em tempo record. Antigamente uma produção de vacina levava 30 a 40 anos, desta feita com menos de um ano se conseguiu êxito em produzir uma vacina. Então, o que tem se visto é que é uma forma eficiente e que tem minimizado consideravelmente, não só o número de casos, como principalmente o número de mortes”, ressaltou o desembargador, que também apresentou um artigo escrito pela atual ministra da Saúde Nísia Trindade, em que ela fala da criação de um grupo de trabalho integrado por várias instirtuições, incluindo de Segurança Pública, no sentido de analisar a divulgação de informações falsas e negativas sobre a vacinação.
“Estamos abraçando essa campanha com o Subcomitê de Saúde e a Semsa, para resgatar a consciência do nosso público e da sociedade para a importância da vacinação. Resgatar a consciência de que temos que nos vacinar para proteger as nossas famílias e proteger os servidores da Casa e as pessoas que frequentam o Forum Henoch Reis”, disse a juíza Etelvina Lobo Braga lembrando que houve aumento considerável de internações de crianças com doenças respiratórias, como gripe e pneumonia nas unidades de Saúde.
A representante do Subcomitê de Saúde, juíza Luiziana Teles Feitosa Anacleto, ressaltou a importância do subcomitê no âmbito do judiciário, com base na Resolução n.º 207/2017 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a atuação ampla na defesa da saúde e promoção do bem estar de magistrados, servidores e familiares. “Diante do cenário que vivemos e após dois anos de pandemia em que houve distanciamento social, muitas perdas, é imprescindível que tenhamos consciência da necessidade de continuarmos no processo de imunização coletiva e individual, notadamente diante da mutação do vírus. Assim, esperamos que todos participem dessa campanha e se vacinem contra a covid-19 e a influenza”, afirmou a juíza.
O representante da Semsa ressaltou a missão da Secretaria de Saúde de preservar a qualidade de vida, bem como o papel protagonizado pelo órgão em âmbito nacional no sentido de superar parâmetros na prevenção contra a pandemia. “O covid ainda está presente de várias formas na nossa vida diária como H1N1, influenza, covid, mas estamos ganhando esta luta porque podemos dizer que os agravos à saúde são cada vez menores e isso em grande parte pela campanha de vacinação e é com muita satistação que a Secretaria de Saúde colabora com esta campanha”, disse o representante da Semsa.
Sandra Bezerra
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: divulgacao@tjam.jus.br
(92) 2129-6771 / 993160660