O curso, que apresenta um panorama do funcionamento da estrutura do Tribunal, formou 17 servidores recém-nomeados.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) realizou na segunda e na terça-feira (14 e 15/03) a segunda turma do Curso de Formação Inicial de Servidores (CFIS) em 2023. O evento é a primeira atividade dos novos servidores e servidoras aprovados no concurso público realizado pelo TJAM em 2019 e nomeados no último mês de fevereiro.
O objetivo do programa é integrar os novos servidores e proporcionar a eles um panorama do funcionamento da instituição, bem como das ferramentas utilizadas na rotina de trabalho. Participaram desta edição do CFIS, 17 novos servidores, incluindo nove nomeados para o cargo de analista judiciário (nas especialidades Serviço Social, Psicologia, Medicina do Trabalho, Arquivologia e Contabilidade), e oito para o cargo de assistente judiciário.
Glacielli Thaiz de Souza de Oliveira, que assumiu o cargo de analista judiciária na especialidade Serviço Social, considerou que participar do CFIS foi imprescindível, uma vez que a atividade promove o acolhimento aos novos servidores e apresenta mais da instituição e como é o fluxo de funcionamento dentro dela, em especial para quem é de fora do Estado.
A servidora destacou que as expectativas agora são bem altas, com esse novo ciclo de vida. “Como o próprio nome explicita, o servidor público tem o trabalho de servir ao público, então, que possamos desempenhar nosso papel com excelência e efetividade no que for necessário, para contribuir, principalmente, com a justiça social”, disse a assistente social recém-nomeada.
Para a analista judiciária Paula Tavares Amorim, nomeada na especialidade Psicologia, este momento é a realização de um sonho, resultado de muita batalha para alcançar esse objetivo. Para ela, a ação formativa é extremamente necessária e importante, já que pôde ter “um pouquinho de acesso do que seria o Tribunal”. A servidora afirma que espera atender as expectativas para “promover o melhor trabalho possível dentro da instituição”.
O evento foi finalizado com uma fala do diretor da Escola Judicial, desembargador Cezar Bandiera. Ele frisou que os novos servidores irão iniciar uma carreira exercendo funções importantes, que são destinadas a atender as pessoas que esperam o melhor dos trabalhadores. E reafirmou que o objetivo da Escola é servir os servidores.
“Nós somos responsáveis pela construção da pacificação social, por contribuir para uma sociedade melhor. Quando somos demandados, devemos ser gentis, receptivos, tendo amor, empatia e compaixão, pois esse é o sentimento que nos faz humanos”, declarou o magistrado.
*Primeiro dia*
Na segunda-feira, a servidora Roberta Santos, chefe da Seção de Desenvolvimento de Competências da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP/TJAM), repassou aos novos servidores informações gerais sobre procedimentos relacionados à vida funcional (férias, licenças, marcação de ponto), cujos registros são de responsabilidade da Secretaria.
Em seguida, a chefe da Seção de Avaliação de Desempenho, Rosana Nunes, explicou como é realizado o Estágio Probatório, desde a duração até como são avaliados os servidores que participam. A colaboradora Isabel Azevedo, deu algumas dicas de como receber os feedbacks dos orientadores, sem entrar em modo de defesa.
Aldene Bentes, pedagoga de EJUD, e o assistente judiciário Igor Braga, apresentaram a composição da Escola, suas áreas de atuação e o acesso às plataformas digitais. Ressaltaram ainda que, em breve, a participação em cursos realizados pela EJUD será parte da avaliação para progressão na carreira.
O coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Projetos, Bruno Souza, mostrou como funciona o Plano de Logística Sustentável (PLS), que objetiva o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, bem como a redução do desperdício e o consumo consciente de materiais. Além de fomentar a inclusão de práticas relacionadas à tríade sustentabilidade, racionalização e consumo consciente.
Em seguida, o assistente judiciário Rafael Santos esclareceu como funciona o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é uma ferramenta utilizada pelo Tribunal para facilitar a produção e gestão de documentos e processos.
Finalizando o primeiro dia, o servidor Renan Dantas e a servidora Laís Arruda apresentaram as principais atividades da Secretaria de Arquivo e Memória Institucional. Os servidores destacaram a relevância do cuidado com o arquivamento de documentos de relevância histórica.
Segundo dia
Na terça-feira (15), a programação do CFIS iniciou com a fala do médico Eneas Reategui, que representou a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde/TJAM. Reategui explicou sobre quem pode acessar e quais serviços de saúde estão disponíveis para os servidores, além de destacar os prazos e modalidades de justificativas por motivos de saúde.
A secretária de Planejamento do Tribunal, Márcia Rizatto, abordou a temática das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentando as ferramentas disponíveis para acompanhamento dos indicadores dos principais itens do Prêmio CNJ de Qualidade, esclarecendo como são feitos os cálculos para as premiações, como acessar a Intranet e como visualizar quantos processos estão pendentes dentro das unidades judiciais.
Na sequência, o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC/TJAM), Leonardo Soares, mostrou um panorama dos principais sistemas utilizados no Tribunal, além de dar algumas dicas de segurança no cotidiano da atuação dos recém empossados.
A membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados, Fabíola Borges, trouxe orientações gerais sobre proteção de dados e quais medidas o Tribunal tem tomado para se adequar às novas orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A servidora ainda salientou a responsabilidade dos servidores e servidoras do Tribunal quanto aos dados que manipulam cotidianamente.
TEXTO: Nicolle Brito e Igor Braga