Como a tecnologia pode atender às necessidades e solucionar problemas do cotidiano do Poder Judiciário foram debatidos no primeiro dia do evento.
Fomentar a tecnologia e a cultura da inovação para aperfeiçoamento da prestação jurisdicional foram temas dos discursos de abertura do primeiro dia de palestras do “Innovation Week”, realizado na tarde de terça-feira (12/09), no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no 2.° andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede TJAM, no bairro do Aleixo.
O evento, que faz parte do projeto “Trilha da Inovação”, é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), em parceria com o Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. O Coral da Ejud, que é formado por servidores do próprio Poder Judiciário, fez a abertura do evento, com a execução do Hino Nacional, seguido de um repertório com canções regionais.
Participaram da cerimônia a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, o diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera, o coordenador de curso da Ejud e juiz titular da 4.ª Vara da Fazenda Pública, Paulo Fernando de Britto Feitoza, o diretor técnico do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, André Ferreira da Silva Neto e o gerente jurídico do Sidia, Felipe Lenhard.
“O Poder Judiciário enfrenta muitos desafios nos dias atuais, em busca de uma jurisdição de qualidade, rápida e eficiente. Neste sentido, tenho convicção que a “Trilha da Inovação” trará importantes frutos na melhoria dos fluxos e processos praticados pelo nosso Tribunal” enfatizou a presidente do TJAM.
O diretor da Ejud destacou a parceria institucional através do programa “Trilha de Inovação” que visa a desenvolver soluções aplicáveis ao Poder Judiciário. “A motivação para a parceria com o Sidia foi a referência em tecnologia e inovação que esta empresa representa. O Sidia detém um grande expertise na área, além de contar com um corpo técnico altamente qualificado, cujo trabalho desenvolvido nessa área de inovação tem o reconhecimento da sociedade”, frisou Cezar Luiz Bandiera.
Palestras
Marcos Silbermann, doutor em Políticas Científicas e Tecnológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atua como especialista técnico em User Experience (UX) no Sidia, junto com Daydlene Gonçalves, mestre em designer pela Cesar School, pós-graduada e graduada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que atua como Product Designer, Ux Design e Research no Sidia, palestraram sobre o tema: “Ux Design – Inovar trazendo as pessoas para dentro da tecnologia”.
Em seguida, um painel debateu a “Cultura de Inovação no Setor Público”. Mediada pelo Internacional Business Coordinator na FI Group, Ivo Miguel, a mesa foi formada pelos painelistas Aldo Evangelista, presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM; Suele Scop, advogada e sócia na Singulari Consultorias; Daniel Gerhard, diretor jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) e Edluce Veras, mestra em engenharia de software e atual coordenadora técnica de SW no Sidia.
“Contribuir compartilhando o conhecimento gerado no instituto é importante para que outros setores da sociedade, como o Poder Judiciário, possam usar as práticas e cases como inspiração no seu processo de melhoria contínua em suas atividades”, afirmou o especialista de Inovação do Manaus Tech Hub Daniel Goettenauer.
Nesta quarta-feira (13/09), no segundo dia do evento, além das palestras e painel sobre a temática da inovação também será divulgada a lista com os nomes dos inscritos aprovados para o “Hacka for Justice”, que acontece nos dias dias 16 e 17, no Campus do Samsung Ocean, localizado na Avenida Darcy Vargas, 1.200 – Parque Dez de Novembro, na Escola Superior de Tecnologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Quase cem candidatos se inscreveram para participar da maratona de tecnológica, durante a qual times multidisciplinares serão formados para trabalhar em ideias de soluções que utilizem tecnologia para aprimorar a prestação jurisdicional.
#PraTodosVerem – a imagem que ilustra a matéria mostra o auditório onde está sendo realizada a programação do “Innovation Week”. Feita a partir da plateia, a fotografia mostra (à esquerda) detalhe do banner do evento e várias pessoas sentadas (de costas para a câmera). Ao fundo, compondo a mesa de abertura do evento, a presidente do TJAM, des.ª Nélia Caminha Jorge, ladeada pelo diretor da Ejud, des. Cesar Bandiera (à esquerda) e pelo coordenador de Cursos da instituição, juiz Paulo Feitoza; além dos representantes do Sídia Instituto.
Elisângela Araújo
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660