Juiz Federal Márcio Luiz Coelho de Freitas abordou as inovações e perspectivas futuras relativas a essas requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, valores devidos após condenação judicial definitiva.
A temática sobre precatórios, com suas inovações e as perspectivas futuras, encerrou, nesta quinta-feira (09/11), a programação do segundo dia do “VIII Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil – Consepre”, que acontece em Manaus (AM) e tem como anfitrião o Tribunal de Justiça do Amazonas. O assunto foi apresentado pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas.
O magistrado tratou das alterações trazidas pela Resolução n.º 482/2022 do CNJ, que padroniza a operacionalização dos pagamentos de precatórios no País, revisa a Resolução CNJ n.º 303/2019 e busca dar segurança jurídica tanto aos tribunais quanto às partes envolvidas na gestão operacional dos precatórios e efetivação dos pagamentos, bem como da atualização monetária; da correção; da Selic; da ordem de preferência de pagamentos e de como isso pode ser feito.
“Os precatórios vêm sofrendo constantes atualizações e modificações e o que se busca é uma maior racionalidade e efetividade porque, ao fim e ao cabo, tratar de forma adequada e célere o precatório é garantir maior efetividade da Justiça”, afirmou Freitas, que é natural de Manaus, juiz federal titular da 9.ª Vara do Distrito Federal e atual presidente do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec).
Ao final do segundo dia, o conselheiro Márcio Luiz Coelho de Freitas foi agraciado com a “Medalha do Reconhecimento” outorgada pelo Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil.
Programação
Nesta sexta-feira (10/11), o último dia do “VIIIº Consepre”, a programação inicia às 9h, no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio e, às 10h, acontece a apresentação do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e vice-presidente do Consepre, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que abordará o tema “Poder Judiciário Disruptivo e Inteligência Artificial”.
Às 10h20 haverá a leitura e aprovação da Carta do Encontro – a “Carta de Manaus” – e o encerramento do “VIII Encontro” com as palavras do ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, que falará sobre “O Direito Digital e o Sistema de Justiça no Brasil”; da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; e do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Consepre, desembargador Carlos França.
Leia mais sobre o “VIII Consepre”:
https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/9755-solenidade-no-teatro-amazonas-marca-a-abertura-do-viii-encontro-dos-presidentes-dos-tribunais-de-justica-do-brasil
https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/9757-viii-encontro-de-presidentes-de-tribunais-de-justica-discute-implementacao-do-juiz-de-garantias
https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/9759-viii-consepre-tjms-apresenta-painel-sobre-centrais-de-processamento-e-unidades-de-processamento-judicial
Confira mais fotos do segundo dia do evento:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720312551221
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas (ao centro) durante a apresentação sobre Precatórios no “VIII Consepre”. Sentados ao lado dele, o desembargador Carlos França, presidente do Consepre (à esquerda) e o vice-presidente do colegiado, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia.
Paulo André Nunes
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660