Reunião teve como objetivo principal a discussão e definição de projetos relativos ao programa de Justiça Restaurativa que vem sendo aplicado em escolas da capital e do interior do Amazonas.
O juiz Luís Cláudio Chaves e demais representantes da Central de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reuniram-se na tarde da última quinta-feira (25/07) com aproximadamente 50 gestores responsáveis pela administração das escolas da rede pública municipal, instaladas na zona Norte de Manaus.
A reunião teve como objetivo principal a discussão e definição de projetos relativos ao programa de Justiça Restaurativa que vem sendo aplicado em benefício das comunidades escolares da capital e do interior do Amazonas.
A “Justiça Restaurativa”, de acordo com o juiz Luís Cláudio Chaves, é um método eficaz de resolução e prevenção de conflitos e que vem tendo um impacto social positivo ao ser desenvolvido perante a rede de ensino.
“Trata-se de uma metodologia para resolução de conflitos e no contexto escolar, com uma linguagem de fácil acesso, pode prevenir problemas graves como o bullying, que consideramos a raiz de muitos outros problemas. A partir dos acordos de cooperação firmados, entre o Tribunal e instituições como a Secretaria Municipal de Educação (Semed/Manaus) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), esperamos contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento educacional dos estudantes, assim como de seus familiares e educadores”, afirmou o magistrado.
A reunião ocorreu na escola Municipal Nina Lins, localizada no bairro Monte das Oliveiras, na qual o juiz Luís Cláudio Chaves e também as instrutoras da Central de Justiça Restaurativa, Sabrina Porto e Nayluce Pereira, compartilharam com os gestores experiências e conteúdos pertinentes ao programa.
Na oportunidade, a chefe da Divisão Distrital Zona Norte, Maria Salomé Silva e a gerente pedagógica, Eucidete de Lacerda Sanches, enalteceram a parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas, assim como a integração (dos gestores) com o Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi/Semed), representado na reunião pelos assessores Amanda Melo e Ricardo Simões.
Afonso Júnior
Foto: Acervo da CJR/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660