Encontro teve como objetivo permitir que o Centro de Apoio conhecesse a rede de apoio disponível, tanto a nível estadual quanto municipal, para entender com quais órgãos podem contar.
O Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na segunda-feira (11/03), às 14h, no auditório do Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos, uma reunião técnica de implementação e estruturação da rede de apoio com o objetivo de mapear a rede disponível no Estado e no Município para, posteriormente, as vítimas serem acolhidas pelo CEAVCAI e encaminhadas para ser cuidadas e tratadas de acordo com as necessidades.
A reunião foi coordenada pela juíza de direito Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, coordenadora do CEAVCAI, acompanhada do juiz Saulo Góes Pinto, subcoordenador. A reunião contou com a presença das procuradoras de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Anabel de Souza e Sarah Pirangy, e também a assistente técnico do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luanna Marley.
A juíza coordenadora do Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, Eline Paixão, disse que a reunião teve como objetivo permitir que o Centro de Apoio conhecesse a rede de apoio disponível, tanto a nível estadual quanto municipal, para entender com quais órgãos podem contar.
“A intenção é fazer com que essa rede funcione de forma efetiva, porque a proteção às vítimas só será verdadeiramente eficaz quando todos os órgãos trabalharem em conjunto. Atualmente, muitos órgãos operam de forma isolada, e a ideia é promover a comunicação e colaboração entre eles para garantir que as vítimas recebam o apoio e proteção necessários”, disse a magistrada.
Segundo ela, a reunião foi produtiva, e agora será encaminhado um formulário para estabelecer protocolos e iniciar o funcionamento em rede. O centro já atendeu mais de 2.500 pessoas, e a demanda continua crescendo com o tempo e a divulgação do serviço.
A reunião também teve a presença de representantes de diversas entidades, como a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Câmara Municipal de Manaus, Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), além de instituições de ensino como Nilton Lins, Fametro, Esbam e Uninorte. Estas foram representadas pelas coordenadorias dos cursos de direito e psicologia.
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz, da esquerda para a direita: a juíza de direito Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, coordenadora do CEAVCAI, acompanhada do juiz Saulo Góes Pinto, subcoordenador e da assistente técnica do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luanna Marley, durante reunião técnica de implementação e estruturação da rede de apoio
Carlos de Souza
Fotos: Acervo CEAVCAI/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660