As ações começam a acontecer a partir do segundo semestre deste ano.
A 1.ª Vara da Comarca de Humaitá – responsável pela área de Execução Penal – e o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciaram uma parceria para fortalecer o processo de reintegração de apenados.
Com projetos inéditos, as ações começam a acontecer a partir do segundo semestre deste ano, disponibilizando o acesso a serviços das duas instituições. Entre os projetos estão a disponibilização de cursos de graduação e pós-graduação que serão ministrados por profissionais da Ufam aos custodiados, com vestibular previsto para acontecer em outubro, e ainda a possibilidade de bolsas e alimentação no campus para os acadêmicos de graduação.
A parceria também vai oferecer o acesso à finalização do ensino médio de forma mais célere pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A iniciativa também reativará o projeto de leitura com remição aos apenados.
Os representantes do IEAA se reuniram com o juiz de direito Diego Brum Legaspe Barbosa, titular da Comarca de Humaitá (distante 675 quilômetros de Manaus), no último dia 10 de maio, para iniciar as tratativas dos projetos. No dia 15 de maio, o magistrado e o diretor da Vara de Execução Penal de Humaitá, Diego Demétrio de Souza, acompanhados do diretor do instituto, o professor doutor Jorge Almeida de Menezes, e sua equipe, além de representantes da Defensoria Pública, e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM) visitaram as instalações da unidade prisional do município e a fazenda da Ufam, onde os projetos serão desenvolvidos.
Asafe Augusto
Fotos: Acervo da comarca
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660