Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Tribunal de Justiça > Corregedoria-Geral de Justiça acompanha processo de adoção de crianças do interior do Amazonas por casal italiano
Tribunal de Justiça

Corregedoria-Geral de Justiça acompanha processo de adoção de crianças do interior do Amazonas por casal italiano

11 de junho de 2024
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

A última adoção internacional concretizada no estado e que teve todo um acompanhamento da Corregedoria aconteceu há três anos.A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejaia), está acompanhando um processo de adoção envolvendo um casal italiano e duas irmãs amazonenses, uma com 9 anos e outra com 12 anos.

O processo começou há um ano e meio quando os pretendentes habilitados pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Franca e Tommaso, residentes na Itália, foram vinculados pelo sistema às crianças amazonenses e, através do Serviço Regional para Adoção Internacional – Região Piemonte (Servizio Regionale Per Le Adozioni Internazionali – Regione Piemonte)/organismo estrangeiro italiano, concretizam a adoção. Hoje o casal e as crianças estão no estágio da convivência e na última segunda-feira (10/6) foram recebidos em Manaus pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, com a presença da equipe da Cejaia, na sede do órgão, para uma conversa sobre o andamento do processo, com tradução.

O desembargador enfatizou a importância do acompanhamento feito pela Corregedoria desses processos e lembrou que “a adoção é um ato de amor que transforma vidas”. “É especialmente gratificante ver a adoção tardia (de crianças maiores e adolescentes) sendo concretizada e divulgá-la também é uma forma que vemos como um incentivo para que outras pessoas possam pensar nessa possibilidade, pois precisamos sensibilizar os pretendentes habilitados à adoção a buscarem esse outro perfil”, comentou o corregedor, que finalizou: “Estes processos são fundamentais para proporcionar a estas crianças uma nova oportunidade de vida, um futuro promissor e o mais importante para elas que é ter uma família”, completou o magistrado, que também preside a Cejaia e é o administrador estadual do SNA.

Também participaram da reunião, na sede da CGJ, a secretária da Cejaia, Alessandra Maddy Figliuolo; o chefe de Gabinete da Corregedoria, Sérgio Amorim; e o servidor Rayjckaard Muhamed, da Cejaia.

Estatística do SNA

De acordo com a página do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente 4.799 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção em todo o País. Desses, 3.315 têm entre 8 e mais de 16 anos, conforme a estatística da faixa etária do SNA. “Os dados demonstram a importância e a necessidade de incentivarmos a adoção, conforme o ordenamento legal. Por trás desses números estão meninos e meninas com esperanças e sonhos por uma vida com amor, carinho e acolhimento. Esse processo que a Corregedoria vem realizando o acompanhamento impacta também no sentido de que vai estimular e encorajar outras pessoas a considerarem a adoção, de modo a alcançar essas crianças e adolescentes”, enfatizou Alessandra Maddy Figliuolo.

A última adoção internacional concretizada com o acompanhamento da Corregedoria do Amazonas, através da Cejaia, ocorreu há três anos. “Este novo caso reforça a importância do trabalho contínuo da Comissão Judiciária de Adoção Internacional do Amazonas em colaborar para que mais crianças tenham a chance de encontrar lares amorosos em outros países”, disse Rayjckaard Muhamed, da Cejaia.

Processo

Atualmente, o casal e as meninas estão concluindo o estágio de convivência, com permanência em solo brasileiro por no mínimo 30 dias. Um dos desafios é a barreira linguística, já que o casal não fala português. E Franca ressaltou o papel das meninas nessa comunicação: “Quando não conseguimos entender alguma coisa, elas, através de gestos, vão tentando nos ajudar a compreender, desde o primeiro dia sentimos esse laço de amor”, disse.

O casal vive e trabalha no Sul da Itália. Eles desejavam ter filhos, com o grande sonho de ter uma família e optaram pela adoção de crianças brasileiras após conversas com o organismo estrangeiro – Serviço Regional para Adoção Internacional de Piemonte -, e consolidaram o propósito da adoção internacional. No Amazonas, o caso tem recebido a colaboração de Maria de Fátima de Oliveira Gomes Farias, representante da entidade italiana que tem realizado o acompanhamento, orientações e intermediações com as autoridades brasileiras.

“Fizemos videochamadas e quando nos vimos pessoalmente foi um momento muito belo, que não sabemos nem descrever, uma sensação emocionante. Estamos muito felizes e esperamos proporcionar uma vida bem melhor para elas na Itália”, compartilhou Franca, elogiando a cordialidade e o trabalho dos servidores da Cejaia e do juízo de origem que também participou de toda a preparação das crianças amazonenses.

Processos em andamento

A Cejaia encontra-se com sete processos de adoções internacionais em andamento, “concluindo o primeiro semestre de 2024 na certeza do empenho da Corregedoria em concretizar essa adoção internacional, e logo mais, outros dois grupos de irmãos irão para Itália e Estados Unidos”, acrescentou a servidora Juliana Villarim, da Cejaia, complementando: “Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino”.

 

 

#PraTodosVerem: A matéria é ilustrada por várias fotos com momentos da reunião, na Corregedoria, com o casal italiano, o corregedor e a equipe da CGJ. A que abre o texto mostra sete pessoas, dentre elas o desembargador Jomar Fernandes (homem com cabelo curto e grisalho, pele morena, usa bigode e cavanhaque; está vestido com um terno azul marinho, blusa azul clara e uma gravata rosa), estão em pé, uma ao lado da outra, em uma sala bem iluminada. Ao fundo, aparece um grande quadro de vidro com o mapa do Amazonas (colorido, com elementos culturais e bem característicos do estado), fixado na parede bege com frisos de madeira, pintados de preto, nas laterais da parede. Fim da descrição.

 

Texto e fotos: Acyane do Valle | CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:    [email protected]

(92) 993160660

 

    

Tags:AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 RlKToO
Tribunal de Justiça

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

Por
54135341679 ce8ece9ba8 c qF8NJh
Tribunal de Justiça

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 CL81qK
Tribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 TcnEYo
Tribunal de Justiça

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Por
Deusa da JustiC3A7a.2 s5MnSI
Tribunal de Justiça

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

Por
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 q1ztzD
Tribunal de Justiça

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

Por
Prazos supensC3A3o rJw0mU
Tribunal de Justiça

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

Por
usucapiC3A3o2 TQ11nm
Tribunal de Justiça

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

Por
54141948519 51f2085710 c bmBwaP
Tribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
01 Fachada TJAM 2jP6rt
Tribunal de Justiça

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

Por
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 NYag6N
Tribunal de Justiça

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

Por
54139956828 eb59eaace5 c 7wqBcn
Tribunal de Justiça

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

Por
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?