Encontro tratou sobre as especificidades dos povos originários no acesso à justiça.
Estiveram presentes o desembargador Cezar Luiz Bandiera, diretor da Ejud; o juiz de Direito Paulo Fernando de Britto Feitoza, coordenador de cursos da Ejud e titular da da 4.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus e o juiz auxiliar da corregedoria Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, o secretário-geral da Ejud, Rafael Luan Andrade Santos, além de diretores de Varas do interior que atuam como docentes no Programa de Interiorização e servidores e estagiários da Ejud.
Como parte da preparação para abertura do Programa de Interiorização deste ano, a Escola Judicial do Tribunal Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), no último dia 15/02, de forma presencial na sala de aula localizada no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça e hoje (16/02), de maneira online, por meio da plataforma Google Meet o curso “Panorama Étnico-Social e Jurídico de São Gabriel da Cachoeira”.
O curso foi ministrado pelo coordenador do Curso de Especialização em Saúde Indígena da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Altair Seabra de Farias, doutor em Doenças Tropicais e Infecciosas (UEA), mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“A Ejud está avançando em seu compromisso institucional de servir à sociedade. Esta iniciativa é um excelente exemplo disso, pois estamos aprimorando e ampliando nosso entendimento sobre nossos irmãos indígenas, uma população que nem sempre recebeu o cuidado e a atenção devidos por parte do Estado. Gostaria de parabenizar a todos os presentes pelo comprometimento em aprender mais sobre os povos indígenas; isso reflete nosso compromisso enquanto representantes da Justiça”, salientou o desembargador Cezar Bandiera.
Também atuaram como docentes nessa formação a titular do Cartório Extrajudicial de São Gabriel da Cachoeira, Letícia Camargo Carvalho, pós-graduada em Processo Civil pela Faculdade Damásio de Jesus e pelo líder indígena pertencente ao Povo Baré, João Rodrigues Barroso, que é coordenador do Projeto Social Amigos da Comunidade. Formado em Relações Interpessoais, Gestão Administrativa, Teologia e Capelania. Vice Coordenador da Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro (CAIMRBN), tendo participação ativa na Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).
#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra em detalhe a tela de um computador conectado a videoconferência na plataforma Google Meet onde acontece o Curso Panorama Étnico-Social e Jurídico de São Gabriel da Cachoeira. No destaque estão o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Ejud; o juiz Paulo Feitoza, coordenador de Cursos e a titular do Cartório Extrajudicial de São Gabriel da Cachoeira, Letícia Camargo Carvalho.
Texto: Elisângela Araújo | Ejud
Foto: Igor Braga | Ejud
E-mail: [email protected]
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
(92) 2129-6771 / 993160660