Júlio Antônio Lopes é advogado e membro da Academia Amazonense de Letras.
Os desembargadores Yedo Simões e Elci Simões prestigiaram, no último sábado (06/07), o lançamento da obra “Amazonas: história, mistérios e heroísmo – Recortes Pessoais”, de autoria de Júlio Antônio Lopes.
A obra literária apresenta a reprodução – com pequenas adaptações – de artigos publicados pelo autor no jornal A Crítica. O livro aborda temas em linguagem jornalística, nos quais a Amazônia é relatada com ilustres personalidades do passado, tais como: Eduardo Ribeiro, Tenreiro Aranha e outros. A publicação também relata lendas, mistérios e eventos, formadores da identidade amazônica.
Prestigiada pelos desembargadores Yedo Simões e Elci Simões, assim como por juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas, a solenidade de lançamento da obra ocorreu na Academia Amazonense de Letras (AAL), localizada na Rua Ramos Ferreira, centro de Manaus.
Após a solenidade de lançamento, com discursos do autor da obra e de autoridades, o evento foi concluído com sessão de autógrafo por Júlio Antônio Lopes. Na ocasião, houve a distribuição gratuita do livro “Amazonas: história, mistérios e heroísmo – Recortes Pessoais” para os convidados e para o público presente.
Sobre o autor
Júlio Antônio Lopes é amazonense, nascido em Manaus. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e registra destacada atuação em causas relacionadas à liberdade de expressão do pensamento e de comunicação. Foi editorialista e diretor jurídico do jornal A Crítica, onde assinou artigos por 35 anos.
É membro efetivo da Academia Amazonense de Letras (AAL), sendo o terceiro ocupante da cadeira 23, cujo patrono é Cruz e Sousa. Na AAL, foi eleito em 14 de dezembro de 2012, na sucessão de Joaquim de Alencar e Silva e recebido pelo acadêmico José Bernardo Cabral.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o registro da solenidade de lançamento do livro “Amazonas: história, mistérios e heroísmo – Recortes Pessoais”, de autoria de Júlio Antônio Lopes. Na imagem é possível visualizar seis pessoas à mesa de autoridades do evento, dentre as quais, os desembargadores Yedo Simões e Elci Simões (respectivamente, a segunda e a terceira pessoas, da esquerda para a direita) e também o autor do livro – Júlio Antônio Lopes (a sexta pessoa, da esquerda para a direita). A solenidade foi realizada na Academia Amazonense de Letras, cujo salão nobre tem paredes na cor predominantemente azul. No ambiente, observa-se uma mesa de madeira, na cor marrom e um tapete de cor vermelha e com detalhes na cor branca.
Com informações do site: academiaamazonensedeletras.com
Foto: Reprodução
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: divulgação[email protected]
(92) 993160660